I Seminário de Calçadas e Acessibilidade Urbana de São José dos Campos-SP

Calçadas acessíveis: liberdade a conquistar

As calçadas das cidades representam um desafio para administrações públicas, no sentido de eliminar os obstáculos que impedem a circulação das pessoas com segurança, autonomia e conforto. Para debater a questão, a Prefeitura de São José dos Campos, a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e a Urbanizadora Municipal (Urbam) promovem, no dia 8 de dezembro, o  I Seminário de Calçadas e Acessibilidade Urbana. Um dos temas de destaque será o Programa Calçada Segura, implementado pela prefeitura em parceria com a ABCP e Urbam, que se baseia na Lei Nº 8.077/10 e dispõe sobre a adequação das calçadas urbanas.

O programa Calçada Segura, considerado caso de sucesso, visa a transformar as calçadas em locais mais seguros e acessíveis para pedestres, especialmente idosos, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Tem a adesão da população e ainda gera emprego para pedreiros calceteiros e outros profissionais responsáveis pela execução de calçadas.

Ricardo Moschetti, gerente regional São Paulo da ABCP, informa que no seminário também serão abordados os sistemas de calçadas aprovados para execução, bem como outros casos de sucesso de cidades como Ubatuba, São Roque, Pereira Barreto e Santa Fé do Sul, que já iniciaram seus respectivos programas baseados nas mesmas condições de mobilidade e acessibilidade urbana. Segundo o engenheiro, “este encontro permitirá um debate importante para toda a sociedade, que é o de propor melhorias de locomoção não só para idosos e pessoas com deficiência, que correspondem a 10% e 15% da população, como para todos nós, que podemos precisar um dia. Além disso, a calçada pode ser um caminho para a integração das pessoas, de uma comunidade.”

O setor de construção civil participará do evento e será representado por associados da ABCP, entidades, construtoras, profissionais liberais, fabricantes de produtos para passeios públicos etc. Também participarão do encontro os munícipes, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Paraíba (Codivap) e a União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), além de prefeitos e vereadores das cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte. A intenção é que, após este encontro, seja organizado um movimento com a integração de agentes públicos que busquem soluções por meio de programas municipais de acessibilidade.

Serviço:
I Seminário de Calçadas e Acessibilidade Urbana

Data: 08/12
Local: Núcleo do Parque Tecnológico, localizado na Rodovia Presidente Dutra, Km 138,7 – Eugênio de Melo, São José dos Campos.
Horário: das 8 às 13 horas
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site www.anggulo.com.br/sjccalcadas, www.sjc.sp.gov.br.

Mais informações pelo telefone: (12) 3947-8806.

  1 comment

  1. Pingback: Tweets that mention Elisa Prado Arquitetura | Acessibilidade | I Seminário de Calçadas e Acessibilidade Urbana de São José dos Campos-SP -- Topsy.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*