Desenho em tons de cinza mostra um homem agachado usando uma trena e uma régua com bolha de nível para medir inclinação de uma rampa

Como saber a inclinação da rampa?

Muitas vezes arquitetos e engenheiros são chamados para analisar as características de acessibilidade de uma edificação. Tudo se desenrola bem até o momento de medir a inclinação da rampa. Muitas vezes não se tem condição prática para medir o desnível e o comprimento da rampa, e assim calcular a inclinação. O Oswaldo, colega engenheiro da Secretaria, “inventou” uma maneira simples de resolver isso. Basta ter em mãos uma régua com nível de 50cm (que é um tamanho prático, para cálculo e transporte, mas pode ser qualquer medida, uma vez que é só calcular) e uma trena comum. Digo que “inventou” entre aspas, porque depois ele mesmo descobriu que nos manuais da ADA (Americans with Disabilities Act) essa solução já estava lá. Bom, com a imagem abaixo podemos entender melhor como medir: Medindo inclinação de rampa Posicionando a régua com nível de forma a deixá-la reta, utilizamos a trena ou alguma outra régua, para medir o desnível. E assim podemos aplicar a fórmula já conhecida de cálculo de inclinação de rampa: formula-rampasendo: i=inclinação ; h=desnível ; c=comprimento Se por exemplo descobrirmos que em 50 cm (tamanho da régua) temos 6 cm de desnível, quer dizer que temos uma inclinação de 12%, ou seja, acima do permitido pela NBR 9050/04 para ser acessível. Se ao invés, temos 4 cm de desnível em 50 cm de comprimento atingimos a inclinação de 8%, adequada para acessibilidade, pois está abaixo de 8,33% (máximo permitido). Bom, espero que essa dica seja útil. Sei que para mim foi! obrigada, Oswaldo!

  135 comments

  1. marianna   •  

    Ola , não to conseguindo chegar o resultado cer, se puder me ajudar, tenho um pd de 10mts, com que inclinação tem q estar e que comprimento?

  2. luiz   •  

    olá elisa
    estou fazendo um projeto de uma passarela com alunos em aula de matematica e estou com uma duvida.
    a passarela terá altura de 6m
    como devo fazer a rampa? vai ficar muito comprida..

  3. Elisa Prado   •     Author

    Oi Luiz,

    Vai ficar enorme sim!
    O melhor nessa situação seria um elevador.
    Se for pelo exercício matemático em si… é só aplicar a fórmula para descobrir o comprimento. Não esqueça que a cada 0,80m de desnível é necessário um patamar de 1,20m de comprimento.

    Abs.

  4. Elisa Prado   •     Author

    Oi Marianna,

    É só usar a fórmula e não esquecer de colocar patamares planos a cada 0,80m de desnível vencido. A inclinação máxima é de 8,33%.
    O comprimento para 10m será enorme! Por isso, nem preocuparia com cálculos… Adotaria um elevador, que é mais adequado.

    Abs.

  5. Ana   •  

    Oi Elisa,
    estou com uma dúvida sobre um projeto da faculdade que estou fazendo…tenho um desnivel de 3,5m fiz os calculos com a inclinação de 8,33 que deu 42 metros de rampa, depois fiz a divisão do 3,5 por .8 para saber o número de patamares que vou colocar (deu 4) e por ultimo fiz o 42 metros dividido pelo numero de patamares.que deu 10,5(ou seja já passou dos 42 metros) esse cálculo é correto?? se não for como seria? pois estou fazendo assim e só vence um desnível de 3,2.
    obrigada

  6. Elisa Prado   •     Author

    Oi Ana,

    Realmente o comprimento da rampa para vencer 3,5m de desnível será de 42m.
    E precisará ser dividida em 5 segmentos, com 4 patamares, sem contar os patamares de início e fim.
    O cálculo que fez não dará certo, porque os 42m não vão incluie o comprimento dos patamares, apenas dos segmentos de rampa. Então você terá que somar a ele 4 patamares com no mínimo 1,20m de comprimento, mais os patamares de início e fim.
    Conclusão, precisará de mais de 50m de comprimento.
    Outra conclusão: use elevador ou plataforma vertical. Pois, esse percurso todo será muito cansativo. Já imaginou subir tudo isso de cadeira de rodas?
    Abs

  7. Jariane   •  

    Olá Elisa, estou fazendo o PCA- projeto complementar de acessibilidade de uma escola, pela existe uma rampa que não é acessível, porém existe espaço pra colocar um plataforma vertical. A pergunta é: preciso mandar demolir a rampa? ela já usada pelo alunos não cadeirantes.

  8. Elisa Prado   •     Author

    Obrigada, Rossana!

  9. Elisa Prado   •     Author

    Oi Jariane,

    Não necessariamente precisa demolir. Mas me preocupa se no dia-a-dia não vão acabar empurrando por essa rampa em vez de usar a plataforma.
    É bom, no mínimo, sinalizar qual a rota acessível e ter corrimão nessa rampa, se já não tiver.
    Mesmo não sendo a rampa para usuários de cadeiras de rodas, pode ser uma rota usada por cegos. Então, o piso tátil não deve ser descartado.
    Abs.

  10. alan   •  

    oi boa tarde uma rampa para deficiente numa escola ao lado de uma escada você poderia me ajuda nisso, você é do rio de janeiro boa tarde.

  11. Elisa Prado   •     Author

    Olá. Sou de SP.
    A rampa precisa ter a inclinação de 8,33%, por isso não pode acompanhar o comprimento da escada.
    Abraços!

  12. ANA   •  

    ÓTIMA EXPLICAÇÃO,MAS EU NÃO ENTENDI O SEGUINTE: DÊ ONDE SE COMEÇA A MEDIR NA RAMPA, DO COMEÇO, MEIO OU FIM? GRATA.

  13. nivaldo   •  

    ola meu amigo sou cadeirante e preciso faser uma rampa em minha casa e nao tenho ideia como e se da pra faser tenho 6 metros de comprimento e altura e de 2.80 sera q da pra faser a rampa pra mim deser com a cadeira? obrigado.

  14. joimar   •  

    Ola Eliza, tenho uma calçada com 2 metros de comprimento, preciso fazer calçada qual o desnível tenho que deixar para atender estas medidas ai.

    grato

    joimar

  15. Gustavo   •  

    Parabéns , Site prático e rápido.

  16. Paola   •  

    Nossa, Já entrei tantas e tantas vezes neste post que tenho que agradecer!!
    Um grande abraço e sucesso!

  17. Elisa Prado   •     Author

    Obrigada, Paola!! abraços

  18. Elisa Prado   •     Author

    Obrigada, Gustavo!

  19. Gabriel Ataíde   •  

    Ola td bom eu tenho que fazer uma rampa mais só tenho 1.15 de espaço sera que passa na norma ..

  20. Marco Antonio   •  

    Me ajudou bastante. Obrigado.

  21. Guilherme   •  

    Preciso saber a inclinação indicada para rampa de acesso a um brinquedo em um parque público
    Altura do brinquedo está a 10cm do chão e tem na base inferior 1,40 de comprimento. É um balanço para cadeirantes. OBg

  22. Elisa Prado   •     Author

    Oi Guilherme,

    Se você tem um desnível de 10cm para vencer você precisa de uma rampa de 1,20m de comprimento e 1,20m de largura.
    Abs.

  23. Elisa Prado   •     Author

    Que bom Marco!
    abs.

  24. Elisa Prado   •     Author

    Depende de qual o desnível, Gabriel.
    Abs.

  25. Elisa Prado   •     Author

    Oi Ana,

    Para o método que apresentei, para descobrir a inclinação de uma rampa existente, você não precisa da medida inteira da rampa. Como a inclinação é constante a medida pode ser feita em qualquer trecho da rampa.
    Abs.

  26. Elisa Prado   •     Author

    Olá Nivaldo,
    Você precisará de uma rampa com mais de 30 metros de comprimento! Nesta situação, só com plataforma mesmo.
    Abs.

  27. Elisa Prado   •     Author

    Olá Nivaldo,
    Você precisará de uma rampa com mais de 30 metros de comprimento! Nesta situação, só com plataforma mesmo.
    Abs.

  28. Elisa Prado   •     Author

    Joimar, a rampa não pode estar na calçada, tem que estar dentro do lote.
    No caso, se estiver se referindo ao rebaixamento de calçada para travessia, dependerá do desnível (altura) da calçada. Se for padrão de 15cm precisará de um rebaixamento de 1,80m de comprimento. Sugiro procurar a prefeitura.
    Abs.

  29. acacio da silva   •  

    OLA ELISA, VOCÊ PODERIA AJUDAR A ACHAR UM GRAU DE INCLINAÇÃO ? TENHO AS SEGUINTES MEDIDAS….ALTURA 3,15 COMPRIMENTO DA RAMPA 13,20, A RAMPA JÁ ESTA FEITA, PRECISO DO GRAU DE INCLINAÇÃO PARA SABER SE A MINHA CADEIRA MOTORIZADA CONSEGUE SUBIR SEM PROBLEMAS,O FABRICANTE INFORMA QUE A CADEIRA SOBE ATE 20º COM PESO DE ATE 100 KG, POR ISSO MINHA PREOCUPAÇÃO. MUITO OBRIGADO E FICO NO AGUARDO.

  30. Elisa Prado   •     Author

    Oi Acacio,
    Uma rampa com essas medidas tem 23% de inclinação. O fabricante informou 20° ou 20%? Geralmente, motorizadas sobem 20% de inclinação.
    Abraços
    Elisa

  31. cristovao   •  

    tenho uma altura de 60 cm e preciso fazer uma rampa para subir com cadeira de rodas manual conduzida por cuidador.Qual é o comprimento ideal para facilitar a subida e diminuir o esforço necessario.
    Grato
    Cristovão

  32. Fernanda   •  

    Olá Elisa, estou fazendo um projeto de acessibilidade do campus de uma faculdade que receberá um aluno deficiente com uma cadeira de rodas motorizada, e desejo saber se para fazer uma rampa para vencer um desnível de 7,5 cm e 40 cm para acesso as salas de aula e lanchonete posso fazer uma rampa com inclinação maior que 8,33%.

  33. Elisa Prado   •     Author

    Oi Fernanda. Como fará esse aluno para subir uma rampa de inclinação maior no dia que a cadeira estiver em manutenção? Ou se vier um parente de aluno para uma apresentação ou público externo para um evento? Não dá pra em um campus universitário projetar focada em um aluno. Tem que projetar de forma mais ampla. Por isso que a norma estabelece parâmetros universais.
    No caso do desnível de 7,5cm, já existe uma exceção em locais existentes, permitindo uma inclinação de 12%, apenas nas situações que não seja possível ter uma rampa de 8,33%. No caso do desnível de 0,40m terá que ser até 8,33% mesmo.
    Local de ensino deve ser prioridade de adequação. E existem diversas leis que focam nesses ambientes. São os que são mais restritos. Pois estes são locais que permitem preparar o ccidadão para inclusão na sociedade. Seja o exemplo!

  34. Elisa Prado   •     Author

    Cristóvão, não existe parâmetros para tal situação. Quanto suave, mais fácil será para o cuidador. Numa situação com autonomia de uso da cadeira, você precisa de uma rampa com pelo menos 7,20m. Acredito que também será uma boa situação para o cuidador.

  35. Fernanda   •  

    Elisa essas adaptações são temporárias, porque como ouve vários cortes do MEC para as universidades públicas estamos com a obra definitiva de arruamento do campus parada. Esse desnível de 7,5 cm está situado em um corredor com menos de 1,50 m de largura e se for feito a rampa utilizando 12% irá diminuir 0,625 m do corredor, pensei em quebrar o piso da sala para não jogar tudo para o corredor, porém o prédio é patrimônio cultural cujo piso não pode ser adulterado então está muito complicado para fazer tais adaptações no campus. Além disso, as salas que precisam de adaptações nas entradas são salas de coordenações e registros onde o aluno irá com muita pouca frequência.

  36. Elisa Prado   •     Author

    Fernanda, geralmente cadeira motorizada sobe até 20%,mas pode variar de fabricante para fabricante.

  37. tiago   •  

    Bom dia. Gostaria de saber se vc teria alguma informação p me passar, pois tenho um studio de pilates e a prefeitura está me solicitando uma rampa de acesso, só q meu estabelecimento fica no segundo andar e é de escada.

  38. maicol   •  

    Olá Elisa, meu é Jonas e queria pedir por gentileza uma ajuda sua ou melhor uma opnião de quem já é uma profissional na area, eu sempre quis cursar arquitetura e urbanismo só que sou cadeirante e tenho receio se depois de formado, eu terei muito empecilho para atuar nessa area ou até para entrar no mercado de trabalho.
    Você como profissional podes me ajudar nesta duvida ?

  39. Paulo   •  

    Pelo amor de Deus! Oswaldo inventou? Isso é trigonometria básica de ginásio. Se alguém inventou isso, foi Pitágoras séculos atrás.

  40. Elisa Prado   •     Author

    Neste caso, Tiago, o melhor é uma plataforma elevatória.

  41. Elisa Prado   •     Author

    Maicol, eu acredito que há espaço para você neste mercado. E quem sabe quando você se formar as coisas não estão ainda melhor? Abs.

  42. Elisa Prado   •     Author

    Paulo, está escrito que Oswaldo “inventou” o método para levantamento dos dado, para aplicar, como você disse, nos conceitos de trignometria, que seria utilizar um nível de 50cm e uma trena. Abraços.

  43. Eduardo Francisco   •  

    me explique como fazer uma rampa para uma biblioteca ?

  44. Beatriz   •  

    Olá Elisa, estou fazendo um trabalho de faculdade no qual preciso projetar uma rampa curva para vencer um desnível de 6m, porém estou encontrando bastante dificuldade de encontrar conteúdo explicativo sobre esse cálculo, sendo diferenciado, já que é em curva. A rampa não precisaria ser inteira em curva, somente um trecho dela, começando reta e fazendo uma curva no meio e finalizando reta, então preciso fazer um cálculo para cada trecho? Você poderia me dar um auxílio?
    Obrigada.

  45. Andreza   •  

    Olá, estou com uma dúvida, meu desnível é de 1,20 e minha i=6,25% meu comprimento então resultara 19,20. Isso tudo mesmo ? :O
    Obrigada, desde já!

  46. Elisa Prado   •     Author

    Isso mesmo, Andreza. Na inclinação de 6,25%, a cada um 1 metro de desnível é necessário 16 metros de comprimento de rampa.
    Abs.

  47. Elisa Prado   •     Author

    Para o trecho em curva, vale o comprimento na parte central. O cálculo é o mesmo para uma rampa reta.
    Deve-se respeitar o raio mínimo de 3,00m, medido no perímetro interno.
    E não se esqueça dos patamares. Se o patamar for em curva, a extensão mínima de 1,20m vale na parte interna.
    Abs.

  48. Elisa Prado   •     Author

    Eduardo, será igual a qualquer outro ambiente. Seguindo a fórmula de inclinação que tem no post.
    Abs.

  49. EDENILSO   •  

    Ola, numa rampa 3m x 10m comprimento por 2,50 de largura quantos patamar devo fazer e qual o tamanho dos patamar .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*