Desenho em tons de cinza mostra um homem agachado usando uma trena e uma régua com bolha de nível para medir inclinação de uma rampa

Como saber a inclinação da rampa?

Muitas vezes arquitetos e engenheiros são chamados para analisar as características de acessibilidade de uma edificação. Tudo se desenrola bem até o momento de medir a inclinação da rampa. Muitas vezes não se tem condição prática para medir o desnível e o comprimento da rampa, e assim calcular a inclinação. O Oswaldo, colega engenheiro da Secretaria, “inventou” uma maneira simples de resolver isso. Basta ter em mãos uma régua com nível de 50cm (que é um tamanho prático, para cálculo e transporte, mas pode ser qualquer medida, uma vez que é só calcular) e uma trena comum. Digo que “inventou” entre aspas, porque depois ele mesmo descobriu que nos manuais da ADA (Americans with Disabilities Act) essa solução já estava lá. Bom, com a imagem abaixo podemos entender melhor como medir: Medindo inclinação de rampa Posicionando a régua com nível de forma a deixá-la reta, utilizamos a trena ou alguma outra régua, para medir o desnível. E assim podemos aplicar a fórmula já conhecida de cálculo de inclinação de rampa: formula-rampasendo: i=inclinação ; h=desnível ; c=comprimento Se por exemplo descobrirmos que em 50 cm (tamanho da régua) temos 6 cm de desnível, quer dizer que temos uma inclinação de 12%, ou seja, acima do permitido pela NBR 9050/04 para ser acessível. Se ao invés, temos 4 cm de desnível em 50 cm de comprimento atingimos a inclinação de 8%, adequada para acessibilidade, pois está abaixo de 8,33% (máximo permitido). Bom, espero que essa dica seja útil. Sei que para mim foi! obrigada, Oswaldo!

  135 comments

  1. Maira   •  

    Olá Elisa!
    Preciso saber a inclinação de uma calçada, porém ela é um pouco curva, como faço esse cálculo ?
    Desde já agradeço.
    Parabéns pelo blog! !

  2. Elisa Prado   •     Author

    Oi Maira,

    A regra é a mesma. Talvez você tenha que fazer mais medições pois pode ter variação na curva. E verifique a inclinação transversal para ver se não é maior que 2%.
    abs.

  3. Elisa Prado   •     Author

    Edenilso, em 10m de comprimento você precisa no mínimo de 1 patamar. Os desníveis máximos por segmento de rampa é de 0,80m para rampas com 8,33% de inclinação. O patamar deve ter no mínimo 1,20m de comprimento.
    Abraços!

  4. Leonardo   •  

    Elisa estou montando uma casa de repouso em uma casa que eu tenho ,só que tem um desnível com escada de mais ou menos de 5 a 6metros altura. São duas casas em um lote. A entrada da casa que estou falando e uma rampa onde colocávamos os carros tem 440 largura e do portao de entrada ate a casa tem 18 m de comprimento, a frente da casa tem 12 m . do portao ate o fim do lote tenho 30mtem alguma ideia que possa me passar.

  5. Elisa Prado   •     Author

    Oi Leonardo.

    O desnível é muito grande. Sugiro uma plataforma elevatória. Vai dar maior autonomia, segurança, exigindo o mínimo esforço.
    Abs.

  6. fabiagea@yahoo.com.br   •  

    Bom dia,
    Estou realizando uma pista de ciclismo em terreno de declive.Preciso representar patamar? Estou utilizando a inclinação de 5%.

  7. Natanael   •  

    Ótima dica, muito prático!

  8. rafael   •  

    ola Elisa Prado estou preciso de fazer uma rampa no segundo piso e o pé direito é de 3,46m qual seria inclinação dessa rampa levando em consideração que o terreno é nivelado e a rampa seria sem curvas e descanso.. e o material a ultilizar sera de ferragem.. tem como me ajudar a desenvolver esse mini projeto?

  9. diego   •  

    preciso construir uma rampa para ligar um dois prédios em uma distancia de 20 m e com desnivel de 2 metro oque faco ,duvida!

  10. Rafaela   •  

    Ola . Estou fazendo um projeto de escola publica e preciso fazer a rampa.. Mas o pe direito é 3m .. Quantos segmentos posso fazer para não ficar cansativo? Tem bastante espaço para usar. Não compensa por elevador na escola

    Att

  11. Hefran   •  

    Adorei as dicas, muito obrigado! Ficou bem fácil de entender esse cálculo.

  12. roberto rodrigues   •  

    tenho uma loja com soleira de 15cm, qual o comprimento ideal da rampa e sua largura???

  13. Camila Carvalho   •  

    Boa tarde,

    Preciso de uma rampa para ligar a um escritório sendo que o mesmo tem cerca de 7 metros de comprimento e 1 metro de desnível da calçada ao escritório, como faço?

  14. Leonam Rosa   •  

    Boa noite Elisa, gostaria de saber para uma altura de 2 metros, qual seria a porcentagem da rampa e o comprimento? obrigado

  15. Elisa Prado   •     Author

    Para 1 metro de desnível você precisará de no mínimo 12m de comprimento de rampa, mais patamares. Sugiro usar uma plataforma!

  16. Elisa Prado   •     Author

    Roberto: 1,20m de largura e 1,80m de comprimento no mínimo.

  17. Elisa Prado   •     Author

    Rafaela,
    Pense como é difícil para uma pessoa com cadeira de rodas percorrer em rampa mais de 40 metros de distância. Elevador super compensa!

  18. Elisa Prado   •     Author

    Leonam, para 2 metros de desnível são 24m de comprimento de rampa em 8,33%. Precisa adicionar aíinda os patamares. Abs.

  19. anderson   •  

    como explica como o tamanho de uma rampa ,cuja altura e fixa de 80 cm a parti do solo ,varia ao se modificar seu angulo de inclinaçao com a horizontal

  20. Raul   •  

    Boa noite Elisa. A minha dúvida reside no facto de se medir a rampa com o nível em 1 m ou medir mesmo a rampa em 1m e ver a distancia até apanhar o nível.

  21. Elisa Prado   •     Author

    Raul,
    Boa noite!
    Você mede 1m de comprimento no plano e verificar a altura do desnível que ocorre nesse metro.

  22. Elisa Prado   •     Author

    Anderson, não entendi sua pergunta.

  23. Fábio Wellington da Cunha   •  

    Boa noite Elisa, tenho uma garagem que fica de frente para Rua da minha casa sendo que essa rua é inclinada pois uma parte da minha garagem mede 0,15 cm e o outro lado 0,70 cm qual o comprimento exato da minha rampa ois a minha Rua é inclinada. Desde de já agradeço.

  24. Elisa Prado   •     Author

    Fábio,
    Você vai ter uma rampa oblíqua, ou seja com comprimentos diferentes em cada lado, pois são desníveis diferentes.
    Faça a conta com cada um dos valores. O resultado é uma rampa “bicuda”.

  25. Elisa Prado   •     Author

    Rafael,
    É só usar a fórmula.
    Mas para este desnível eu sugiro uma plataforma.

  26. Elisa Prado   •     Author

    Fabia,
    Não trato de ciclismo, mas de acessibilidade.
    Abs

  27. Deise   •  

    Bom dia Elisa. Estou reformando minha casa e da casa da frente para a edícula tem uma diferença de altura de 1,40m e existia uma escada, resolvi fazer rampa. O pedreiro fez e ela tem 5,40 de comprimento. Meu esposo achou muito alta. Qual seria a altura ideal pra não fazer muito esforço pra subir?

  28. Elisa Prado   •     Author

    Luciana,
    A rampa feita desta maneira é mais inclinada do que é feito para carro subir em garagens de prédios. E olha que carro tem motor, né?
    Então já dá pra ter ideia de que essa inclinação é inviável para uma pessoa em cadeira de rodas.
    Para ficar correta você precisará de cerca de 17m de comprimento de rampa.
    abs.

  29. Eder   •  

    Numa rampa de 0,40 de altura,qual seria o comprimento ideal?

  30. Waldomiro Ungaretti   •  

    Para facilitar eu faço a rampa para acessibilidade sempre em 1 x 12, ou seja para cada um de altura, doze de comprimento.

  31. Elisa Prado   •     Author

    Perfeito Waldomiro! Eu sempre ensino isso para meus alunos!
    abs!

  32. Elisa Prado   •     Author

    Eder,
    Será 4,80m de comprimento.

  33. Boa Tarde.
    Obrigado pelas orientações gostei muito pela explicação do calculo de inclinação, sou técnico de segurança do trabalho o nosso engenheiro está de licença médica a 2 anos, recebi a incumbência de verificar se a unidade a onde trabalho está com as características de acessibilidade em conformidade com a norma, como eu já havia feito 3 anos de Arquitetura consegui desenvolver facilmente essa tarefa em decorrência do conhecimento adquirido, porém foi na hora da execução do cálculo de inclinação da rampa já existente que eu precisei executar uma consulta e adorei a postagem do seu material, obrigado.
    Att.
    Marcos Antonio da Fonseca

  34. Elisa Prado   •     Author

    Esta forma é ótima. Matemática simples, mas às vezes a gente não se dá conta, até alguém nos dar a ideia. Foi assim comigo também.
    Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*