Desenho em tons de cinza mostra um homem agachado usando uma trena e uma régua com bolha de nível para medir inclinação de uma rampa

Como saber a inclinação da rampa?

Muitas vezes arquitetos e engenheiros são chamados para analisar as características de acessibilidade de uma edificação. Tudo se desenrola bem até o momento de medir a inclinação da rampa. Muitas vezes não se tem condição prática para medir o desnível e o comprimento da rampa, e assim calcular a inclinação. O Oswaldo, colega engenheiro da Secretaria, “inventou” uma maneira simples de resolver isso. Basta ter em mãos uma régua com nível de 50cm (que é um tamanho prático, para cálculo e transporte, mas pode ser qualquer medida, uma vez que é só calcular) e uma trena comum. Digo que “inventou” entre aspas, porque depois ele mesmo descobriu que nos manuais da ADA (Americans with Disabilities Act) essa solução já estava lá. Bom, com a imagem abaixo podemos entender melhor como medir: Medindo inclinação de rampa Posicionando a régua com nível de forma a deixá-la reta, utilizamos a trena ou alguma outra régua, para medir o desnível. E assim podemos aplicar a fórmula já conhecida de cálculo de inclinação de rampa: formula-rampasendo: i=inclinação ; h=desnível ; c=comprimento Se por exemplo descobrirmos que em 50 cm (tamanho da régua) temos 6 cm de desnível, quer dizer que temos uma inclinação de 12%, ou seja, acima do permitido pela NBR 9050/04 para ser acessível. Se ao invés, temos 4 cm de desnível em 50 cm de comprimento atingimos a inclinação de 8%, adequada para acessibilidade, pois está abaixo de 8,33% (máximo permitido). Bom, espero que essa dica seja útil. Sei que para mim foi! obrigada, Oswaldo!

  135 comments

  1. Liki   •  

    Adoro seu blog 🙂 Nao tem nada a ver com minh vida, mas adoro como vc escreve.
    bjocas, mana.

  2. afonso   •  

    Oi Elisa! Tenho uma dúvida e acho q vc pod me ajudar. De cordo com a fórmula que vc mostrou, para vencer um pé direito de 2.8m e manter uma inclinação de 8%, o comprimento da minha rampa seria de 35m certo? Eu posso dividir este comprimento, fazendo 2 lances de rampa? Agradeço a ajuda e parabéns pelo blog.

  3. fernanda   •  

    muito obrigada…salvou minha vida!!!!

  4. Jaine   •  

    Olá Elisa! tenho uma dúvida e acho q vc pode me ajudar. Eu tenho 3.6m de altura de pé direito p vencer com 8.33% de inclinação, o comp. é 43.21m? Posso devo dividir a rampa em lances p facilitar a locomoção?

  5. max   •  

    como chego ao angulo de inclinação em uma rampa que ví sendo construída, sendo que o pé direito é 3,642 mts, comprimento 22,3 mts.

    Obrigado.

    Max Santos

  6. CHARLES MAIX OSCATE DE ARAUJO   •  

    BOA NOITE, ELISA
    ESTOU ABRINDO UMA DROGARIA E ESTOU COM A SEGUINTE SITUAÇÃO: FRENTE DE 4,0 MTS COM ALTURA DE 0,40 MTS COM 2 DEGRAUS QUE DÃO ACESSO AO INTERIOR DA DROGARIA. GOSTARIA DE UMA SUGESTÃO SUA PARA DAR ACESSIBILIDADE AO PRÉDIO.OBS POSSUI PORTAS DE VIDRO COM EXTENSAO DE 3 MTRS COM ABERTURA DE 1,6MTRS.OBRIGADO

  7. REGIANE   •  

    BOA TARDE, ELIZA ADOREI O BLOG.
    SOU ESTUDANTE DE ARQUITETURA E ISSO ME AJUDOU MUITO, QUE BOM QUE NA INTERNET A GENTE CONSEGUE ACHAR PESSOAS ASSIM COMO VC QUE FAZEM MATERIAS INTEREÇANTE OBRIGADOOO

  8. Carolina   •  

    IntereÇante não, Regiane…intereSSante…por favor!

  9. Carolina   •  

    a abreviação de “metros”, não é MTRS, Charles…é simplesmente “m”

  10. Carolina   •  

    Parabéns pelo site, Elisa!

  11. Paulo cesar   •  

    Olá Elisa, a norma 9050 prever em alguns casos a inclinação máxima de 12,5% que se encontra na pagina 42 da norma.
    Valeu um abraço.
    6.5.1.3 Em reformas, quando esgotadas as possibilidades de soluções que atendam integralmente a
    tabela 5, podem ser utilizadas inclinações superiores a 8,33% (1:12) até 12,5% (1:8), conforme tabela 6

  12. Elisa Prado   •     Author

    Oi Paulo,

    Você está certo, porém não esqueça de observar que existem os desníveis máximos e número máximo de segmentos. Por exemplo, você pode usar 12,5% sim, mas apenas para um desnível máximo de 7,5 centímetros, e apenas um segmento. Além é claro de frisar que essas opções são permitidas apenas “quando esgotadas as possibilidades de soluções que atendam integralmente a tabela 5″… ou seja, quando não for possível ter uma rampa com no máximo de 8,33% de inclinação.
    abraços!

  13. Henrique   •  

    Boa tarde. Tenho um desnível de 54 centímetros para vencer. Qual a inclinação máxima da rampa e quantos metros precisaria?

  14. Igor Serigatto Pietro Paulo   •  

    bom dia, estou ajudando amigos a reformarem um estabelecimento, precisamos vencer uma altura de .90cm, temos 4.60m de comprimento, como devo proceder com o calculo?
    grato
    Igor

  15. Rosemberg   •  

    Ola, tenho um desnível de 1,27m de altura.
    Qual o comprimento que devo colocar para uma rampa com esse desnível?

  16. Manuel Elisio Lima   •  

    Olá Elisa,

    Estou precisando fazer uma rampa para o meu pai poder subir á sua habitação e sua ajuda foi muito bacana. Foi a melhor que encontrei.
    Obrigado aqui do pais irmão, Portugal.
    Obrigado
    Elisio

  17. Elisa Prado   •     Author

    Olá Elisio!
    Que bom saber que o blog foi útil! Depois compartilhe enviando uma foto da rampa!!
    Obrigada!

  18. Elisa Prado   •     Author

    Você terá que ter dois segmentos de rampa, porque o limite máximo de desnível por segmento é de 0,80m. Será um pouco mais de 15m… em dois segmentos. Pode ser um de 7m e outro de 7,5m, por exemplo.
    A cada 1m de desnível você precisa de 12m de comprimento de rampa para atender a inclinação de 8,33%.
    Abs.

  19. Elisa Prado   •     Author

    A fórmula é a que está no post. Para 0,90m você terá que ter dois segmentos de rampa, porque o limite máximo de desnível por segmento é de 0,80m. Será 11m de rampa, em 2 segmentos. Aí depende do seu espaço terá que avaliar se será necessário mais segmentos, ou se terá que adotar uma plataforma, por falta de espaço para rampa.

  20. Elisa Prado   •     Author

    A inclinação máxima é 8,33%. Para 0,54m será 6,50m de comprimento.
    Abs.

  21. Danusa   •  

    AAmei, obrigada, me salvou na hora H!

  22. ROGÉRIO   •  

    Olá Eliza, pois gostaria que voçê nós ajudacemos, pois pertenço a uma igreja evangelica e estamos planejando uma rampa pois o salão fica na parte de cima, a autura do pé direito é 3.60m e distancia é de 9m, temos 5.50 de largura. se poder nós ajudar enviando uma resposta para meu email.

  23. Alex Almeida   •  

    Estou reformando uma escola e gostaria de saber em qual porcentagem de inclinação ela se aplica. Vou ficar com pé direito de 3.15m.
    Aproveitando a pergunta do colega Afonso (14 set/2009) posso fazer em 2 seguimentos?

  24. Elisa Prado   •     Author

    Oi Alex.
    Se o desnível a ser vencido é de 3.15m você não pode ter apenas 2 segmentos, se adotar a inclinação máxima de 8,33%. Porque o limite de desnível por segmento é de 0,80m, portanto para o desnível será necessário dividir o comprimento em 4 segmentos de rampa. Para 3,15m de desnível, e inclinação de 8,33% (máxima pertmitida) você precisará de um comprimento de cerca de 38m.
    Sempre recomendamos que acima de 2m de desnível seja instalado um elevador ou uma plataforma, que é mais adequado e confortável para esse trajeto. E até mesmo porque é difícil ter espaço disponível para uma rampa tão grande. Lembrando que 38m é só o comprimento total dos segmentos de rampa e você ainda precisa de patamares entre cada segmento com 1,20m de comprimento, no mínimo, o que exigirá ainda mais espaço.
    Abraços!

  25. Elisa Prado   •     Author

    Oi Rogério.
    Para vencer um desnível de 3.60 você precisará de cerca de 44m de comprimento de rampa, e cinco patamares no mínimo.
    O melhor para quando você tem um desnível acima de 2m é que seja instalado um elevador ou uma plataforma, ficando mais adequado e confortável para o usuário. E até mesmo porque é difícil ter espaço disponível para uma rampa tão grande. Lembrando que 44m é só o comprimento total dos segmentos de rampa e você ainda precisa de patamares entre cada segmento com 1,20m de comprimento, no mínimo, o que exigirá ainda mais espaço. E não esqueça que a cada 0,80m de desnível vencido é necessário ter um patamar.
    Abraços!

  26. martino   •  

    eu tenho um patamar de 1,10 m, tenho 6,5m de comprimento de corredor, nesse corredor tenho que fazer uma rampa para chegar no patamar que está o banheiro de caldeirante. vai estar dentro da norma a inclinação?

  27. Elisa Prado   •     Author

    Oi Martino.
    Tudo depende de quanto de largura você tem para fazer vários segmentos de rampa, pois para o desnível de 1,10m você precisará de 13,50m de comprimento de rampa. E como o limite de desnível por segmento é 0,80m você precisará de 2 segmentos. Incluindo aí, no comprimento de 13,50 os patamares (chegada, saída e intermediário) você precisará de mais 3,60m, totalizando mais de 17m. Se você tiver espaço para os zigue-zagues da rampa, é possível atender sim. Se não, deverá colocar a plataforma ou estudar a possibilidade de ter o sanitário em outro local.
    Abraços!

  28. martino   •  

    MUITO OBRIGADO PELA PRONTA RESPOSTA.

    EU POSSO FAZER UMA SÓ PLATAFORMA INTERMEDIARIA A 3,00 M PARA 0,5 M DE ALTURA, E NOVAMENTE SUBIR PARA CHEGAR NO 1,10 M?

  29. Elisa Prado   •     Author

    Oi Martino,
    Difícil responder uma pergunta assim sem conhecer o local. Acho que o melhor é você procurar empresas que instalam plataformas e buscar essa informação com eles.
    Procure empresas idôneas, com experiência e registradas na Prefeitura local.
    abs!

  30. Marcio   •  

    Boa noite, estou fazendo uma reforma em minha casa e resolvi fazer uma rampa de acesso para carro, tenho um desnível de 3,00m da rua e uma area livre de 12m de comprimento, será que seria possível eu fazer esta rampa… gostaria de alguma dica… obrigado.

  31. Marcos Antonio Pinto   •  

    Boa noite, tenho uma dúvida e não sei como resolver, não me lembro das fórmulas.
    Preciso calcular a incliinação de uma rampa de 1km, sendo que começo a correr numa altitude de 764m e termino os 1000m a 794m. Como posso saber o grau de incliinação? gostaria de saber esta fórmula, se possível.
    Obrigado
    Marcos

  32. Edna   •  

    ola,

    Preciso de fazer uma rampa-escada para acesso entre a parte alta e a parte baixa de um bairro, a largura (horizontal) do espaco é de 52m, o denivel é de 8m e nao posso ultrapassar os 8% de inclinaçao, melhor seria abaixo de 5%, como faço o calculo, do comprimento e quantidade de patamares. Obrigada desde ja.

  33. david   •  

    tenho uma altura de 3mt qual a distancia do comprimento da rampa

  34. Elisa Prado   •     Author

    Oi Marcos, meu objetivo aqui não é tratar de rampa de carro e sim para pessoas, includive as com deficiência. Obrigada pela participação. Abs.

  35. Elisa Prado   •     Author

    David, um desnível de 3m é muito cansativo para rampa, além de ocupar muito espaço. Melhor seria uma plataforma ou um elevador. Serão 36m de comprimento e 3 patamares de 1.20m, totalizando quase 40m.

  36. Thais B.   •  

    Nossa essa Caroline é uma sem educação mesmo…fica corrigindo o pessoal, vai achar o que fazer sua sem noção.
    Parabéns Elisa pelo site.

  37. nayara   •  

    mee ajuda, por favor!!Tenho um desnivel de 100cm e tenho 300 cm na horizontal.. quanto será a minha rampa e do lado da rampa to querendo fazer uma escada..

  38. JAIR CAFE ALVES   •  

    GOSTEI MUITO DESSA DICA. ESTAVA COM DIFICULDADE PARA ACHAR A INCLINAÇÃO DE UMA RAMPA, MAIS COM ESTÁ FORMULA FOI MOLEZA.
    VALEU ELISA PELA DICA, UM GRANDE BEIJOOOOOOOOO.

  39. roberto   •  

    OLA ELIZA PRADO
    BOM EU NÃO SOU ENGENHEIRO E NEM ARQUITETO SOU UM SIMPLES SERRALHEIRO QUE PRECISA FAZER UMA RAMPA DE ACESSO PARA UM AMIGO DEFICIENTE, NO COMEÇO VOCÊ PASSOU UMA FORMULA,EU ENTENDI QUE PARA ESTAR NO PADRÃO QUE SE PEDEM TEM A PORCENTAGEM CERTA E NÃO PODE SER QUALQUER ANGULO, ENTÃO SE EU PEGAR OS NÚMEROS DA SUA FORMULA DE A CADA 0,50CM EU TIVER UMA QUEDA DE 0,04 CM TENHO UMA INCLINAÇÃO DENTRO DO PADRÃO EU POSSO PEGAR ESSA FORMULA ESSES NÚMEROS PARA CALCULAR QUALQUER TIPO DE DESNÍVEL OU CADA CASO SERIA UM CASO EM PARTICULAR??

  40. Elisa Prado   •     Author

    Prezado, sr. serralheiro.
    Fico feliz em poder ajudá-lo com meu blog!
    Sua conta está certa. Essa fórmula aplica-se a qualquer rampa, sempre respeitando a inclinação máxima de 8,33%. A única coisa que gostaria de observar é que para essa inclinação há um limite de desnível por segmento de rampa, que é de 0,80m. Ou seja, se o seu desnível for maior que 0,80m você poderá aplicar a mesmas fórmula, mas terá que colocar patamares cada vez que alvançar o desnível de 0,80m. Exemplificando para ficar mais claro, se você tiver 1,20m de desnível, utilizando a fórmula você saber que sua rampa precisa ter no mínimo 14,40m de comprimento. Mas que terá que ser dividida em dois trechos, com um patamar intermediário, portanto pode fazer um trecho de 8m de comprimento e o outro com o restante para atingir o desnível, com um patamar de 1,20m de comprimento entre esses dois trechos.
    Qualquer dúvida, volte a perguntar!
    Abs.

  41. Elisa Prado   •     Author

    Obrigada Jair!
    Abs.

  42. Elisa Prado   •     Author

    Oi Naya,
    Para o desnível de 1m, você precisará de 12m de comprimento de rampa, com pelo menos um patamar de 1,20m comprimento, ou mais se tiver mudança de direção. Veja como distribuir isso no espaço disponível!
    Boa sorte!
    Abs.

  43. Luiz H. S. Valente   •  

    Prezado Sr. Roberto, não concordo com a maneira como o senhor se auto-definiu: “um simples serralheiro”! Sou engenheiro e quase arquiteto (não concluí o curso de arquitetura) e não teria condições de construir uma obra destas! Outra coisa que me chamou a atenção foi a nobreza do seu ato: “fazer uma rampa de acesso para um amigo deficiente” e o seu interêsse em informar-se para executar corretamente o serviço! Além disso, não detectei nenhum erro de português no seu texto, ao contrário de outras pessoas que não são “simples”! Por tudo isto, Senhor Serralheiro, não concordo com a maneira como o senhor se apresentou! O senhor tem todo o meu respeito e deve valorizar-se! Existem poucas pessoas como o senhor no mundo!

  44. arlete   •  

    muito obrigada.

  45. victor andres   •  

    Boa tarde Elisa,necessito fazer uma rampa para um desnível de 2m ,porém só tenho 10m de distância uma entrada na rua de 1.90m e uma chegada ao imóvel de 3.9m. Tem alguma sugestão pra resolver esse problema?Muito obrigado.Victor

  46. Elisa Prado   •     Author

    Oi Victor,
    Para um desnível de 2m será necessário no mínimo 24m de rampa, sem contar os patamares necessários (mínimo 4 de 1,20m de comprimento, mas pode ser mais a depender de mudanças de direção).
    Como você pediu minha sugestão, sugiro que instale uma plataforma, pois pelo espaço, será a única opção e também a mais adequada, já que as rampas seriam cansativas, mesmo atendendo a inclinação máxima.
    Abs,

  47. miryam   •  

    Olá Elisa!
    Quero parabenizá-la por sua disponibilidade e paciência !
    Pessoas como você, com toda certeza, são recompensadas de alguma forma pela doação de seus conhecimentos.
    Tomei conhecimento de seu blog quando me deparei com a inclinação de outra rampa que pretendo construir em meu estabelecimento. Já possuo rampa , porém esta não dá acesso à porta principal. Não me sinto à vontade vendo as pessoas que necessitam da rampa entrarem em uma festa pela porta lateral.
    Antes de contratar um profissional estudo bastante o que necessito pois gosto de ter conhecimento de tudo, até porque acompanho pessoalmente a obra e faço com que o profissional saiba que tenho conhecimento do que será executado.
    A fórmula divulgada foi de grande valia. De qualquer forma, apesar de não se enquadrar no meu espaço , agradeço muitíssimo. Obrigada !

  48. Elisa Prado   •     Author

    Oi Miryam!

    Fico feliz que tenha percebido essa deficiência do seu estabelecimento e está procurando melhorar! Isso é muito importante.
    O objetivo do post foi de fazer as pessoas saberem como descobrir a inclinação de uma rampa existente, mas a fórmula serve para definir os parâmetros de uma rampa a ser feita.
    Obrigada pela visita! Seja bem vinda e volte sempre!

  49. Fabricio Vieira   •  

    Olá,
    Preciso vencer uma cata de 20 metros com uma rampa de inclinação 8%, qual seria o comprimento dessa rampa?

  50. Elisa Prado   •     Author

    Oi Fabricio,
    Espero que você esteja se referindo a um desnível de 2 metros e não 20 metros (que seriam uns 7 andares!). Sua rampa terá que ter 24 m de comprimento, em segmentos de rampa, para vencer 2m de desnível , e no mínimo 4 patamares planos.
    Se não tiver o espaço, coloque um elevador ou plataforma vertical, que é até mais adequado para um desnível como esse.
    Abs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*