// você está lendo...

Acessibilidade

Como saber a inclinação da rampa?

Muitas vezes arquitetos e engenheiros são chamados para analisar as características de acessibilidade de uma edificação. Tudo se desenrola bem até o momento de medir a inclinação da rampa. Muitas vezes não se tem condição prática para medir o desnível e o comprimento da rampa, e assim calcular a inclinação.

O Oswaldo, colega engenheiro da Secretaria, “inventou” uma maneira simples de resolver isso.

Basta ter em mãos uma régua com nível de 50cm (que é um tamanho prático, para cálculo e transporte, mas pode ser qualquer medida, uma vez que é só calcular) e uma trena comum.

Digo que “inventou” entre aspas, porque depois ele mesmo descobriu que nos manuais da ADA (Americans with Disabilities Act) essa solução já estava lá.

Bom, com a imagem abaixo podemos entender melhor como medir:

Medindo inclinação de rampa

Posicionando a régua com nível de forma a deixá-la reta, utilizamos a trena ou alguma outra régua, para medir o desnível. E assim podemos aplicar a fórmula já conhecida de cálculo de inclinação de rampa:

formula-rampasendo:

i=inclinação ; h=desnível ; c=comprimento

Se por exemplo descobrirmos que em 50 cm (tamanho da régua) temos 6 cm de desnível, quer dizer que temos uma inclinação de 12%, ou seja, acima do permitido pela NBR 9050/04 para ser acessível. Se ao invés, temos 4 cm de desnível em 50 cm de comprimento atingimos a inclinação de 8%, adequada para acessibilidade, pois está abaixo de 8,33% (máximo permitido).

Bom, espero que essa dica seja útil. Sei que para mim foi! obrigada, Oswaldo!

Dicussão

62 comentários for “Como saber a inclinação da rampa?”

  1. Adoro seu blog :) Nao tem nada a ver com minh vida, mas adoro como vc escreve.
    bjocas, mana.

    Publicado por Liki | maio 13, 2009, 15:51
  2. Oi Elisa! Tenho uma dúvida e acho q vc pod me ajudar. De cordo com a fórmula que vc mostrou, para vencer um pé direito de 2.8m e manter uma inclinação de 8%, o comprimento da minha rampa seria de 35m certo? Eu posso dividir este comprimento, fazendo 2 lances de rampa? Agradeço a ajuda e parabéns pelo blog.

    Publicado por afonso | setembro 14, 2009, 4:24
  3. muito obrigada…salvou minha vida!!!!

    Publicado por fernanda | setembro 23, 2009, 11:37
  4. Olá Elisa! tenho uma dúvida e acho q vc pode me ajudar. Eu tenho 3.6m de altura de pé direito p vencer com 8.33% de inclinação, o comp. é 43.21m? Posso devo dividir a rampa em lances p facilitar a locomoção?

    Publicado por Jaine | maio 1, 2010, 16:39
  5. como chego ao angulo de inclinação em uma rampa que ví sendo construída, sendo que o pé direito é 3,642 mts, comprimento 22,3 mts.

    Obrigado.

    Max Santos

    Publicado por max | julho 10, 2010, 16:27
  6. BOA NOITE, ELISA
    ESTOU ABRINDO UMA DROGARIA E ESTOU COM A SEGUINTE SITUAÇÃO: FRENTE DE 4,0 MTS COM ALTURA DE 0,40 MTS COM 2 DEGRAUS QUE DÃO ACESSO AO INTERIOR DA DROGARIA. GOSTARIA DE UMA SUGESTÃO SUA PARA DAR ACESSIBILIDADE AO PRÉDIO.OBS POSSUI PORTAS DE VIDRO COM EXTENSAO DE 3 MTRS COM ABERTURA DE 1,6MTRS.OBRIGADO

    Publicado por CHARLES MAIX OSCATE DE ARAUJO | julho 13, 2010, 0:43
  7. BOA TARDE, ELIZA ADOREI O BLOG.
    SOU ESTUDANTE DE ARQUITETURA E ISSO ME AJUDOU MUITO, QUE BOM QUE NA INTERNET A GENTE CONSEGUE ACHAR PESSOAS ASSIM COMO VC QUE FAZEM MATERIAS INTEREÇANTE OBRIGADOOO

    Publicado por REGIANE | março 25, 2011, 13:45
  8. IntereÇante não, Regiane…intereSSante…por favor!

    Publicado por Carolina | março 28, 2011, 22:30
  9. a abreviação de “metros”, não é MTRS, Charles…é simplesmente “m”

    Publicado por Carolina | março 28, 2011, 22:32
  10. Parabéns pelo site, Elisa!

    Publicado por Carolina | março 28, 2011, 22:32
  11. Olá Elisa, a norma 9050 prever em alguns casos a inclinação máxima de 12,5% que se encontra na pagina 42 da norma.
    Valeu um abraço.
    6.5.1.3 Em reformas, quando esgotadas as possibilidades de soluções que atendam integralmente a
    tabela 5, podem ser utilizadas inclinações superiores a 8,33% (1:12) até 12,5% (1:8), conforme tabela 6

    Publicado por Paulo cesar | abril 17, 2011, 12:35
  12. Oi Paulo,

    Você está certo, porém não esqueça de observar que existem os desníveis máximos e número máximo de segmentos. Por exemplo, você pode usar 12,5% sim, mas apenas para um desnível máximo de 7,5 centímetros, e apenas um segmento. Além é claro de frisar que essas opções são permitidas apenas “quando esgotadas as possibilidades de soluções que atendam integralmente a tabela 5″… ou seja, quando não for possível ter uma rampa com no máximo de 8,33% de inclinação.
    abraços!

    Publicado por Elisa Prado | abril 17, 2011, 13:52
  13. Boa tarde. Tenho um desnível de 54 centímetros para vencer. Qual a inclinação máxima da rampa e quantos metros precisaria?

    Publicado por Henrique | junho 16, 2011, 16:23
  14. bom dia, estou ajudando amigos a reformarem um estabelecimento, precisamos vencer uma altura de .90cm, temos 4.60m de comprimento, como devo proceder com o calculo?
    grato
    Igor

    Publicado por Igor Serigatto Pietro Paulo | junho 19, 2011, 16:27
  15. Ola, tenho um desnível de 1,27m de altura.
    Qual o comprimento que devo colocar para uma rampa com esse desnível?

    Publicado por Rosemberg | julho 5, 2011, 9:40
  16. Olá Elisa,

    Estou precisando fazer uma rampa para o meu pai poder subir á sua habitação e sua ajuda foi muito bacana. Foi a melhor que encontrei.
    Obrigado aqui do pais irmão, Portugal.
    Obrigado
    Elisio

    Publicado por Manuel Elisio Lima | julho 14, 2011, 12:38
  17. Olá Elisio!
    Que bom saber que o blog foi útil! Depois compartilhe enviando uma foto da rampa!!
    Obrigada!

    Publicado por Elisa Prado | julho 26, 2011, 22:16
  18. Você terá que ter dois segmentos de rampa, porque o limite máximo de desnível por segmento é de 0,80m. Será um pouco mais de 15m… em dois segmentos. Pode ser um de 7m e outro de 7,5m, por exemplo.
    A cada 1m de desnível você precisa de 12m de comprimento de rampa para atender a inclinação de 8,33%.
    Abs.

    Publicado por Elisa Prado | julho 26, 2011, 22:19
  19. A fórmula é a que está no post. Para 0,90m você terá que ter dois segmentos de rampa, porque o limite máximo de desnível por segmento é de 0,80m. Será 11m de rampa, em 2 segmentos. Aí depende do seu espaço terá que avaliar se será necessário mais segmentos, ou se terá que adotar uma plataforma, por falta de espaço para rampa.

    Publicado por Elisa Prado | julho 26, 2011, 22:21
  20. A inclinação máxima é 8,33%. Para 0,54m será 6,50m de comprimento.
    Abs.

    Publicado por Elisa Prado | julho 26, 2011, 22:27
  21. AAmei, obrigada, me salvou na hora H!

    Publicado por Danusa | agosto 16, 2011, 8:27
  22. Olá Eliza, pois gostaria que voçê nós ajudacemos, pois pertenço a uma igreja evangelica e estamos planejando uma rampa pois o salão fica na parte de cima, a autura do pé direito é 3.60m e distancia é de 9m, temos 5.50 de largura. se poder nós ajudar enviando uma resposta para meu email.

    Publicado por ROGÉRIO | setembro 2, 2011, 19:26
  23. Estou reformando uma escola e gostaria de saber em qual porcentagem de inclinação ela se aplica. Vou ficar com pé direito de 3.15m.
    Aproveitando a pergunta do colega Afonso (14 set/2009) posso fazer em 2 seguimentos?

    Publicado por Alex Almeida | outubro 13, 2011, 0:01
  24. Oi Alex.
    Se o desnível a ser vencido é de 3.15m você não pode ter apenas 2 segmentos, se adotar a inclinação máxima de 8,33%. Porque o limite de desnível por segmento é de 0,80m, portanto para o desnível será necessário dividir o comprimento em 4 segmentos de rampa. Para 3,15m de desnível, e inclinação de 8,33% (máxima pertmitida) você precisará de um comprimento de cerca de 38m.
    Sempre recomendamos que acima de 2m de desnível seja instalado um elevador ou uma plataforma, que é mais adequado e confortável para esse trajeto. E até mesmo porque é difícil ter espaço disponível para uma rampa tão grande. Lembrando que 38m é só o comprimento total dos segmentos de rampa e você ainda precisa de patamares entre cada segmento com 1,20m de comprimento, no mínimo, o que exigirá ainda mais espaço.
    Abraços!

    Publicado por Elisa Prado | novembro 2, 2011, 9:10
  25. Oi Rogério.
    Para vencer um desnível de 3.60 você precisará de cerca de 44m de comprimento de rampa, e cinco patamares no mínimo.
    O melhor para quando você tem um desnível acima de 2m é que seja instalado um elevador ou uma plataforma, ficando mais adequado e confortável para o usuário. E até mesmo porque é difícil ter espaço disponível para uma rampa tão grande. Lembrando que 44m é só o comprimento total dos segmentos de rampa e você ainda precisa de patamares entre cada segmento com 1,20m de comprimento, no mínimo, o que exigirá ainda mais espaço. E não esqueça que a cada 0,80m de desnível vencido é necessário ter um patamar.
    Abraços!

    Publicado por Elisa Prado | novembro 2, 2011, 9:17
  26. eu tenho um patamar de 1,10 m, tenho 6,5m de comprimento de corredor, nesse corredor tenho que fazer uma rampa para chegar no patamar que está o banheiro de caldeirante. vai estar dentro da norma a inclinação?

    Publicado por martino | novembro 7, 2011, 21:15
  27. Oi Martino.
    Tudo depende de quanto de largura você tem para fazer vários segmentos de rampa, pois para o desnível de 1,10m você precisará de 13,50m de comprimento de rampa. E como o limite de desnível por segmento é 0,80m você precisará de 2 segmentos. Incluindo aí, no comprimento de 13,50 os patamares (chegada, saída e intermediário) você precisará de mais 3,60m, totalizando mais de 17m. Se você tiver espaço para os zigue-zagues da rampa, é possível atender sim. Se não, deverá colocar a plataforma ou estudar a possibilidade de ter o sanitário em outro local.
    Abraços!

    Publicado por Elisa Prado | novembro 7, 2011, 21:23
  28. MUITO OBRIGADO PELA PRONTA RESPOSTA.

    EU POSSO FAZER UMA SÓ PLATAFORMA INTERMEDIARIA A 3,00 M PARA 0,5 M DE ALTURA, E NOVAMENTE SUBIR PARA CHEGAR NO 1,10 M?

    Publicado por martino | novembro 7, 2011, 21:29
  29. Oi Martino,
    Difícil responder uma pergunta assim sem conhecer o local. Acho que o melhor é você procurar empresas que instalam plataformas e buscar essa informação com eles.
    Procure empresas idôneas, com experiência e registradas na Prefeitura local.
    abs!

    Publicado por Elisa Prado | novembro 7, 2011, 21:54
  30. Boa noite, estou fazendo uma reforma em minha casa e resolvi fazer uma rampa de acesso para carro, tenho um desnível de 3,00m da rua e uma area livre de 12m de comprimento, será que seria possível eu fazer esta rampa… gostaria de alguma dica… obrigado.

    Publicado por Marcio | novembro 26, 2011, 20:38
  31. Boa noite, tenho uma dúvida e não sei como resolver, não me lembro das fórmulas.
    Preciso calcular a incliinação de uma rampa de 1km, sendo que começo a correr numa altitude de 764m e termino os 1000m a 794m. Como posso saber o grau de incliinação? gostaria de saber esta fórmula, se possível.
    Obrigado
    Marcos

    Publicado por Marcos Antonio Pinto | janeiro 15, 2012, 18:05
  32. ola,

    Preciso de fazer uma rampa-escada para acesso entre a parte alta e a parte baixa de um bairro, a largura (horizontal) do espaco é de 52m, o denivel é de 8m e nao posso ultrapassar os 8% de inclinaçao, melhor seria abaixo de 5%, como faço o calculo, do comprimento e quantidade de patamares. Obrigada desde ja.

    Publicado por Edna | março 3, 2012, 19:47
  33. tenho uma altura de 3mt qual a distancia do comprimento da rampa

    Publicado por david | março 18, 2012, 14:18
  34. Oi Marcos, meu objetivo aqui não é tratar de rampa de carro e sim para pessoas, includive as com deficiência. Obrigada pela participação. Abs.

    Publicado por Elisa Prado | março 18, 2012, 18:21
  35. David, um desnível de 3m é muito cansativo para rampa, além de ocupar muito espaço. Melhor seria uma plataforma ou um elevador. Serão 36m de comprimento e 3 patamares de 1.20m, totalizando quase 40m.

    Publicado por Elisa Prado | março 18, 2012, 18:27
  36. Nossa essa Caroline é uma sem educação mesmo…fica corrigindo o pessoal, vai achar o que fazer sua sem noção.
    Parabéns Elisa pelo site.

    Publicado por Thais B. | abril 9, 2012, 23:30
  37. mee ajuda, por favor!!Tenho um desnivel de 100cm e tenho 300 cm na horizontal.. quanto será a minha rampa e do lado da rampa to querendo fazer uma escada..

    Publicado por nayara | abril 10, 2012, 13:11
  38. GOSTEI MUITO DESSA DICA. ESTAVA COM DIFICULDADE PARA ACHAR A INCLINAÇÃO DE UMA RAMPA, MAIS COM ESTÁ FORMULA FOI MOLEZA.
    VALEU ELISA PELA DICA, UM GRANDE BEIJOOOOOOOOO.

    Publicado por JAIR CAFE ALVES | abril 18, 2012, 0:09
  39. OLA ELIZA PRADO
    BOM EU NÃO SOU ENGENHEIRO E NEM ARQUITETO SOU UM SIMPLES SERRALHEIRO QUE PRECISA FAZER UMA RAMPA DE ACESSO PARA UM AMIGO DEFICIENTE, NO COMEÇO VOCÊ PASSOU UMA FORMULA,EU ENTENDI QUE PARA ESTAR NO PADRÃO QUE SE PEDEM TEM A PORCENTAGEM CERTA E NÃO PODE SER QUALQUER ANGULO, ENTÃO SE EU PEGAR OS NÚMEROS DA SUA FORMULA DE A CADA 0,50CM EU TIVER UMA QUEDA DE 0,04 CM TENHO UMA INCLINAÇÃO DENTRO DO PADRÃO EU POSSO PEGAR ESSA FORMULA ESSES NÚMEROS PARA CALCULAR QUALQUER TIPO DE DESNÍVEL OU CADA CASO SERIA UM CASO EM PARTICULAR??

    Publicado por roberto | abril 25, 2012, 12:01
  40. Prezado, sr. serralheiro.
    Fico feliz em poder ajudá-lo com meu blog!
    Sua conta está certa. Essa fórmula aplica-se a qualquer rampa, sempre respeitando a inclinação máxima de 8,33%. A única coisa que gostaria de observar é que para essa inclinação há um limite de desnível por segmento de rampa, que é de 0,80m. Ou seja, se o seu desnível for maior que 0,80m você poderá aplicar a mesmas fórmula, mas terá que colocar patamares cada vez que alvançar o desnível de 0,80m. Exemplificando para ficar mais claro, se você tiver 1,20m de desnível, utilizando a fórmula você saber que sua rampa precisa ter no mínimo 14,40m de comprimento. Mas que terá que ser dividida em dois trechos, com um patamar intermediário, portanto pode fazer um trecho de 8m de comprimento e o outro com o restante para atingir o desnível, com um patamar de 1,20m de comprimento entre esses dois trechos.
    Qualquer dúvida, volte a perguntar!
    Abs.

    Publicado por Elisa Prado | abril 26, 2012, 10:42
  41. Obrigada Jair!
    Abs.

    Publicado por Elisa Prado | abril 26, 2012, 10:42
  42. Oi Naya,
    Para o desnível de 1m, você precisará de 12m de comprimento de rampa, com pelo menos um patamar de 1,20m comprimento, ou mais se tiver mudança de direção. Veja como distribuir isso no espaço disponível!
    Boa sorte!
    Abs.

    Publicado por Elisa Prado | abril 26, 2012, 10:44
  43. Prezado Sr. Roberto, não concordo com a maneira como o senhor se auto-definiu: “um simples serralheiro”! Sou engenheiro e quase arquiteto (não concluí o curso de arquitetura) e não teria condições de construir uma obra destas! Outra coisa que me chamou a atenção foi a nobreza do seu ato: “fazer uma rampa de acesso para um amigo deficiente” e o seu interêsse em informar-se para executar corretamente o serviço! Além disso, não detectei nenhum erro de português no seu texto, ao contrário de outras pessoas que não são “simples”! Por tudo isto, Senhor Serralheiro, não concordo com a maneira como o senhor se apresentou! O senhor tem todo o meu respeito e deve valorizar-se! Existem poucas pessoas como o senhor no mundo!

    Publicado por Luiz H. S. Valente | maio 7, 2012, 9:09
  44. muito obrigada.

    Publicado por arlete | junho 14, 2012, 15:11
  45. Boa tarde Elisa,necessito fazer uma rampa para um desnível de 2m ,porém só tenho 10m de distância uma entrada na rua de 1.90m e uma chegada ao imóvel de 3.9m. Tem alguma sugestão pra resolver esse problema?Muito obrigado.Victor

    Publicado por victor andres | julho 11, 2012, 13:40
  46. Oi Victor,
    Para um desnível de 2m será necessário no mínimo 24m de rampa, sem contar os patamares necessários (mínimo 4 de 1,20m de comprimento, mas pode ser mais a depender de mudanças de direção).
    Como você pediu minha sugestão, sugiro que instale uma plataforma, pois pelo espaço, será a única opção e também a mais adequada, já que as rampas seriam cansativas, mesmo atendendo a inclinação máxima.
    Abs,

    Publicado por Elisa Prado | julho 11, 2012, 21:54
  47. Olá Elisa!
    Quero parabenizá-la por sua disponibilidade e paciência !
    Pessoas como você, com toda certeza, são recompensadas de alguma forma pela doação de seus conhecimentos.
    Tomei conhecimento de seu blog quando me deparei com a inclinação de outra rampa que pretendo construir em meu estabelecimento. Já possuo rampa , porém esta não dá acesso à porta principal. Não me sinto à vontade vendo as pessoas que necessitam da rampa entrarem em uma festa pela porta lateral.
    Antes de contratar um profissional estudo bastante o que necessito pois gosto de ter conhecimento de tudo, até porque acompanho pessoalmente a obra e faço com que o profissional saiba que tenho conhecimento do que será executado.
    A fórmula divulgada foi de grande valia. De qualquer forma, apesar de não se enquadrar no meu espaço , agradeço muitíssimo. Obrigada !

    Publicado por miryam | julho 24, 2012, 0:44
  48. Oi Miryam!

    Fico feliz que tenha percebido essa deficiência do seu estabelecimento e está procurando melhorar! Isso é muito importante.
    O objetivo do post foi de fazer as pessoas saberem como descobrir a inclinação de uma rampa existente, mas a fórmula serve para definir os parâmetros de uma rampa a ser feita.
    Obrigada pela visita! Seja bem vinda e volte sempre!

    Publicado por Elisa Prado | julho 28, 2012, 12:01
  49. Olá,
    Preciso vencer uma cata de 20 metros com uma rampa de inclinação 8%, qual seria o comprimento dessa rampa?

    Publicado por Fabricio Vieira | julho 31, 2012, 17:13
  50. Oi Fabricio,
    Espero que você esteja se referindo a um desnível de 2 metros e não 20 metros (que seriam uns 7 andares!). Sua rampa terá que ter 24 m de comprimento, em segmentos de rampa, para vencer 2m de desnível , e no mínimo 4 patamares planos.
    Se não tiver o espaço, coloque um elevador ou plataforma vertical, que é até mais adequado para um desnível como esse.
    Abs!

    Publicado por Elisa Prado | julho 31, 2012, 22:39
  51. Ola , não to conseguindo chegar o resultado cer, se puder me ajudar, tenho um pd de 10mts, com que inclinação tem q estar e que comprimento?

    Publicado por marianna | outubro 21, 2012, 23:46
  52. olá elisa
    estou fazendo um projeto de uma passarela com alunos em aula de matematica e estou com uma duvida.
    a passarela terá altura de 6m
    como devo fazer a rampa? vai ficar muito comprida..

    Publicado por luiz | novembro 5, 2012, 16:21
  53. Oi Luiz,

    Vai ficar enorme sim!
    O melhor nessa situação seria um elevador.
    Se for pelo exercício matemático em si… é só aplicar a fórmula para descobrir o comprimento. Não esqueça que a cada 0,80m de desnível é necessário um patamar de 1,20m de comprimento.

    Abs.

    Publicado por Elisa Prado | janeiro 28, 2013, 8:27
  54. Oi Marianna,

    É só usar a fórmula e não esquecer de colocar patamares planos a cada 0,80m de desnível vencido. A inclinação máxima é de 8,33%.
    O comprimento para 10m será enorme! Por isso, nem preocuparia com cálculos… Adotaria um elevador, que é mais adequado.

    Abs.

    Publicado por Elisa Prado | janeiro 28, 2013, 8:29
  55. Oi Elisa,
    estou com uma dúvida sobre um projeto da faculdade que estou fazendo…tenho um desnivel de 3,5m fiz os calculos com a inclinação de 8,33 que deu 42 metros de rampa, depois fiz a divisão do 3,5 por .8 para saber o número de patamares que vou colocar (deu 4) e por ultimo fiz o 42 metros dividido pelo numero de patamares.que deu 10,5(ou seja já passou dos 42 metros) esse cálculo é correto?? se não for como seria? pois estou fazendo assim e só vence um desnível de 3,2.
    obrigada

    Publicado por Ana | abril 14, 2013, 14:38
  56. Oi Ana,

    Realmente o comprimento da rampa para vencer 3,5m de desnível será de 42m.
    E precisará ser dividida em 5 segmentos, com 4 patamares, sem contar os patamares de início e fim.
    O cálculo que fez não dará certo, porque os 42m não vão incluie o comprimento dos patamares, apenas dos segmentos de rampa. Então você terá que somar a ele 4 patamares com no mínimo 1,20m de comprimento, mais os patamares de início e fim.
    Conclusão, precisará de mais de 50m de comprimento.
    Outra conclusão: use elevador ou plataforma vertical. Pois, esse percurso todo será muito cansativo. Já imaginou subir tudo isso de cadeira de rodas?
    Abs

    Publicado por Elisa Prado | abril 17, 2013, 15:04
  57. Muito bom! Pratica e direta explicação.

    Publicado por RossanaEstrella | maio 9, 2013, 13:19
  58. Olá Elisa, estou fazendo o PCA- projeto complementar de acessibilidade de uma escola, pela existe uma rampa que não é acessível, porém existe espaço pra colocar um plataforma vertical. A pergunta é: preciso mandar demolir a rampa? ela já usada pelo alunos não cadeirantes.

    Publicado por Jariane | maio 14, 2013, 15:33
  59. Obrigada, Rossana!

    Publicado por Elisa Prado | maio 14, 2013, 18:49
  60. Oi Jariane,

    Não necessariamente precisa demolir. Mas me preocupa se no dia-a-dia não vão acabar empurrando por essa rampa em vez de usar a plataforma.
    É bom, no mínimo, sinalizar qual a rota acessível e ter corrimão nessa rampa, se já não tiver.
    Mesmo não sendo a rampa para usuários de cadeiras de rodas, pode ser uma rota usada por cegos. Então, o piso tátil não deve ser descartado.
    Abs.

    Publicado por Elisa Prado | maio 14, 2013, 18:51
  61. oi boa tarde uma rampa para deficiente numa escola ao lado de uma escada você poderia me ajuda nisso, você é do rio de janeiro boa tarde.

    Publicado por alan | setembro 10, 2013, 13:42
  62. Olá. Sou de SP.
    A rampa precisa ter a inclinação de 8,33%, por isso não pode acompanhar o comprimento da escada.
    Abraços!

    Publicado por Elisa Prado | setembro 22, 2013, 14:22

Publique um comentário

Arquivo

Calendário

maio 2009
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
et_footer(); ?>