Desenho em tons de cinza mostra um homem agachado usando uma trena e uma régua com bolha de nível para medir inclinação de uma rampa

Como saber a inclinação da rampa?

Muitas vezes arquitetos e engenheiros são chamados para analisar as características de acessibilidade de uma edificação. Tudo se desenrola bem até o momento de medir a inclinação da rampa. Muitas vezes não se tem condição prática para medir o desnível e o comprimento da rampa, e assim calcular a inclinação. O Oswaldo, colega engenheiro da Secretaria, “inventou” uma maneira simples de resolver isso. Basta ter em mãos uma régua com nível de 50cm (que é um tamanho prático, para cálculo e transporte, mas pode ser qualquer medida, uma vez que é só calcular) e uma trena comum. Digo que “inventou” entre aspas, porque depois ele mesmo descobriu que nos manuais da ADA (Americans with Disabilities Act) essa solução já estava lá. Bom, com a imagem abaixo podemos entender melhor como medir: Medindo inclinação de rampa Posicionando a régua com nível de forma a deixá-la reta, utilizamos a trena ou alguma outra régua, para medir o desnível. E assim podemos aplicar a fórmula já conhecida de cálculo de inclinação de rampa: formula-rampasendo: i=inclinação ; h=desnível ; c=comprimento Se por exemplo descobrirmos que em 50 cm (tamanho da régua) temos 6 cm de desnível, quer dizer que temos uma inclinação de 12%, ou seja, acima do permitido pela NBR 9050/04 para ser acessível. Se ao invés, temos 4 cm de desnível em 50 cm de comprimento atingimos a inclinação de 8%, adequada para acessibilidade, pois está abaixo de 8,33% (máximo permitido). Bom, espero que essa dica seja útil. Sei que para mim foi! obrigada, Oswaldo!

  66 comments

  1. marianna   •  

    Ola , não to conseguindo chegar o resultado cer, se puder me ajudar, tenho um pd de 10mts, com que inclinação tem q estar e que comprimento?

  2. luiz   •  

    olá elisa
    estou fazendo um projeto de uma passarela com alunos em aula de matematica e estou com uma duvida.
    a passarela terá altura de 6m
    como devo fazer a rampa? vai ficar muito comprida..

  3. Elisa Prado   •     Author

    Oi Luiz,

    Vai ficar enorme sim!
    O melhor nessa situação seria um elevador.
    Se for pelo exercício matemático em si… é só aplicar a fórmula para descobrir o comprimento. Não esqueça que a cada 0,80m de desnível é necessário um patamar de 1,20m de comprimento.

    Abs.

  4. Elisa Prado   •     Author

    Oi Marianna,

    É só usar a fórmula e não esquecer de colocar patamares planos a cada 0,80m de desnível vencido. A inclinação máxima é de 8,33%.
    O comprimento para 10m será enorme! Por isso, nem preocuparia com cálculos… Adotaria um elevador, que é mais adequado.

    Abs.

  5. Ana   •  

    Oi Elisa,
    estou com uma dúvida sobre um projeto da faculdade que estou fazendo…tenho um desnivel de 3,5m fiz os calculos com a inclinação de 8,33 que deu 42 metros de rampa, depois fiz a divisão do 3,5 por .8 para saber o número de patamares que vou colocar (deu 4) e por ultimo fiz o 42 metros dividido pelo numero de patamares.que deu 10,5(ou seja já passou dos 42 metros) esse cálculo é correto?? se não for como seria? pois estou fazendo assim e só vence um desnível de 3,2.
    obrigada

  6. Elisa Prado   •     Author

    Oi Ana,

    Realmente o comprimento da rampa para vencer 3,5m de desnível será de 42m.
    E precisará ser dividida em 5 segmentos, com 4 patamares, sem contar os patamares de início e fim.
    O cálculo que fez não dará certo, porque os 42m não vão incluie o comprimento dos patamares, apenas dos segmentos de rampa. Então você terá que somar a ele 4 patamares com no mínimo 1,20m de comprimento, mais os patamares de início e fim.
    Conclusão, precisará de mais de 50m de comprimento.
    Outra conclusão: use elevador ou plataforma vertical. Pois, esse percurso todo será muito cansativo. Já imaginou subir tudo isso de cadeira de rodas?
    Abs

  7. Jariane   •  

    Olá Elisa, estou fazendo o PCA- projeto complementar de acessibilidade de uma escola, pela existe uma rampa que não é acessível, porém existe espaço pra colocar um plataforma vertical. A pergunta é: preciso mandar demolir a rampa? ela já usada pelo alunos não cadeirantes.

  8. Elisa Prado   •     Author

    Obrigada, Rossana!

  9. Elisa Prado   •     Author

    Oi Jariane,

    Não necessariamente precisa demolir. Mas me preocupa se no dia-a-dia não vão acabar empurrando por essa rampa em vez de usar a plataforma.
    É bom, no mínimo, sinalizar qual a rota acessível e ter corrimão nessa rampa, se já não tiver.
    Mesmo não sendo a rampa para usuários de cadeiras de rodas, pode ser uma rota usada por cegos. Então, o piso tátil não deve ser descartado.
    Abs.

  10. alan   •  

    oi boa tarde uma rampa para deficiente numa escola ao lado de uma escada você poderia me ajuda nisso, você é do rio de janeiro boa tarde.

  11. Elisa Prado   •     Author

    Olá. Sou de SP.
    A rampa precisa ter a inclinação de 8,33%, por isso não pode acompanhar o comprimento da escada.
    Abraços!

  12. Gustavo   •  

    Parabéns , Site prático e rápido.

  13. Paola   •  

    Nossa, Já entrei tantas e tantas vezes neste post que tenho que agradecer!!
    Um grande abraço e sucesso!

  14. Elisa Prado   •     Author

    Obrigada, Paola!! abraços

  15. Elisa Prado   •     Author

    Obrigada, Gustavo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>