Reatech 2015: o que tem de interessante para arquitetos e engenheiros
Teve inÃcio mais uma Reatech na quinta-feira, dia 09 de abril,  trazendo novidades para a área de acessibilidade.
Ano passado não pude ir e deu para notar o quanto a feira encolheu de 2013 para cá. Está realmente bem enxuta. De todo modo ainda foi possÃvel encontrar novidades e coisas muito interessante para os dedicados à acessibilidade.
Foi um susto para mim não ver estande das tradicionais empresas de sinalização acessÃvel: Signo, Arco e Andaluz. Mas parece que a ausência delas pode abrir espaço para novos fornecedores, que não tinha visto nos outros anos.
Então abaixo vou apresentando as empresas que conheci e parecem trazer opções de qualidade para este mercado. Sinal de que o assunto só está crescendo e ganhando força.
Sinal Link Acessibilidade: tem toda gama de produtos de acessibilidade: piso tátil, placas de ambientes, mapas táteis. Os mapas táteis foram o mais interessante, por utilizar um novo material que eles garantem melhor durabilidade e mais conforto ao toque.
Happy Vision: empresa italiana que está começando no Brasil. Trabalham focados na mobilidade da pessoa com deficiência visual. Para mim foi um dos trabalhos mais lindos que vi de mapa tátil (ao lado do Casa do Braille, que já falo já). Material de qualidade, boa durabilidade, cores marcantes e que não desbotam. Havia um mapa tátil de 10 anos de “idade” que estava tão bem conservado quanto os mapas novos. Fazem mapas em alumÃnio e acrÃlico. O primeiro mais indicado para áreas externas e o segundo para áreas internas. Os pisos táteis, que atendem a norma da Itália, não são como o padrão brasileiro. Eles possuem 6 tipos de placas táteis. Interessante, mas não se aplica para nós.
Astra: no que se refere à acessibilidade a empresa trabalha com barras de apoio, espelhos, lixeiras e torneiras. O destaque para mim foi o sistema de acionamento de torneira por toque. Pode ser aplicado a qualquer torneira de aço inox. Apenas encostando nela com a mão, braço, cotovelo, ombro, enfim, libera o fluxo de água, que pode ser interrompido com novo toque, ou após o tempo programado.
Casa do Braille: pisos, mapas, maquetes e placas táteis. É tudo com eles. Conversei longamente com o Luiz, responsável pela empresa. Trabalho de muita dedicação e bons produtos. Já era apaixonada pela maquete tátil do Memorial da América Latina [com a ressalva de que achava que a maquete toda branquinha podia ter cor para ser utilizada por todos e descobri lá que a maquete foi “atualizada” para novo material e com cores para cada elemento] e conhecia o trabalho deles na Galeria Tátil de Esculturas da Pinacoteca do Estado e no Museu do Futebol. Mas conhecer de perto a origem da empresa e saber que fazem os produtos com critério e conhecimento foi muito bom.
Direct Borrachas: fabricante de produtos de acessibilidade, principalmente pisos táteis, mas trabalham com toda gama de produtos como sinalização de emergência para banheiros, placas em braile, bebedouro, enfim, uma miscelânea, mas que promete ter bom custo.
Pentop: essa aqui foge um pouco dos tipos de produto que apresentei até então. Trata-se de um recurso de leitura para cegos. É uma “caneta” que permite programar a leitura de etiquetas produzindo um áudio que traduz a etiqueta. Pode ser usada para identificar objetos das casa da pessoa com deficiência visual até para auxiliar na mobilidade de uma edificação. Por exemplo, em um museu colocaque-se a etiqueta ao lado da obra e com a caneta sabe-se maiores informações. Acho que isso é o futuro da mobilidade. Muito interessante!
Ainda dá tempo de você conhecer pessoalmente isso tudo. A feira vai até o domingo!
Serviço:
Reatech 2015
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 1,5
Entrada gratuita e vans de transporte gratuitos a partir do metro Jabaquara
9 e 10 de abril de 2015  – 13h00 as 21h00
11 e 12 de abril de 2015 – 10h00 as 19h00