DOWNLOAD – Acessibilidade nos bens culturais imóveis (FAU-USP)
Finalmente, completei essa etapa e agora divido com vocês aqui o resultado de três anos de pesquisa e trabalho que resultaram na minha dissertação de mestrado, pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo – USP.
O título do trabalho é Acessibilidade nos bens culturais imóveis: possibilidades e limites nos museus e centros culturais.
Abaixo vocês podem fazer download do arquivo [update: 11.08.16 – atualizei o link e o plugin de download do arquivo… perdi a contagem anterior].
Dissertação de mestrado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP
tema: Acessibilidade nos bens culturais imóveis: possibilidades e limites nos museus e centros culturais.
Resumo
Acessibilidade nos bens culturais imóveis: possibilidades e limites nos museus e centros culturais
Os bens culturais imóveis são motivo de interesse da população em geral, inclusive das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O diálogo entre
preservação e acessibilidade precisa avançar para dar boas soluções de acesso e circulação e, assim, não inibir a participação de ninguém, quaisquer sejam suas características sensoriais, cognitivas e motoras. Legislações de preservação e de acessibilidade no Brasil pouco falam sobre essa interação e a consequência é a grande dificuldade conceitual e prática para resolver a questão. A finalidade do presente trabalho é demonstrar que as diretrizes de preservação e restauro permitem a convergência para a acessibilidade e que a adequação à acessibilidade pode ser implementada mesmo com as limitações necessárias à preservação do bem. Três etapas foram estabelecidas para averiguar o objetivo proposto. Primeiramente, a análise crítica dos parâmetros existentes, como leis, normas e instruções, que dão suporte para o possível contato entre os campos de preservação e acessibilidade. Posteriormente, a avaliação técnica, relativa à acessibilidade e à preservação, das adaptações feitas em três objetos de estudo (utilizados como museu ou centro cultural) – Casa das Rosas, Centro Cultural Banco do Brasil e Pinacoteca do Estado -, destacando suas qualidades e limitações. Finalmente, a averiguação da percepção do usuário com deficiência, para assim, examinar a eficácia das soluções realizadas.
Abstract:
Accessibility in historic heritage buildings: possibilities and limits in museums and culture centers
Orientadora: Maria Lucia Bressan Pinheiro
Pode ser feito download, também, no site da USP: http://migre.me/9Uiqo
Parabéns por vencer esta etapa! Vou ler com toda a atenção. Precisamos de estudos nessa linha.
Obrigada Sônia!!
Parabéns, Elisa!
Obrigada, Cella!
Pingback: Acessibilidade na Igreja de Nossa Senhora da Guia | Paraíba sem Barreiras
Elisa,parabéns pelo trabalho!Sei que vou consultar sempre que precisar.
Obrigada, Plautio.
Espero que seja útil!
abraços!
adorei seu site…Estou coletando informações e qualquer material q possam me ajudar no meu tcc, faço arquitetura e tbm quero estou com uma ideia para fazer um projeto voltado para acessibilidade 🙂
Que bom Rebeca!
Seja benvinda!