Calçada cidadã
A AME JARDINS – entidade dos moradores dos bairros dos Jardins Europa, América, Paulista e Paulistano – lançou, no mês de setembro, a campanha “Calçada Cidadã”. O objetivo é instruir e conscientizar moradores e comerciantes dos bairros sobre como e qual a importância de se ter uma calçada acessível, conforme padrão da lei. Para isso eles elaboraram um cartilha com informações, desenhos e fotos.
O projeto da cartilha surgiu em 2009 quando Mara Gabrilli foi convidada pela AME Jardins para realizar uma vistoria nos bairros. João Maradei, diretor-executivo da entidade, e a vereadora constataram a péssima condição de muitos passeios e juntos desenvolveram a cartilha. “Os Jardins têm todas as condições de promover uma adequação de suas calçadas e ser um exemplo em outras regiões, mas para que nossos passeios sejam acessíveis, contamos com a colaboração dos moradores e comerciantes da região”, conclui Marcos Arbaitman, presidente da entidade.
A cartilha está disponível no site da entidade em PDF para quem quiser ter acesso à informações. Recomendo a leitura!
Abaixo vídeo disponível no YouTube que explica a campanha:
Só qd temos uma pessoa dentro da nossa casa com mobilidade reduzida é que vemos a importãncia desses projetos.
é Vanda… não deveria ser assim… a consciência devia ser geral! bjos
Cara Elisa, bom falar com você. Também sou arquiteta e trabalho junto a promotoria de justiça de Habitação e Urbanismo do Ministério Público Federal de Rondônia. Estou muita interessada neste assunto pois acho um tema de grande importância urbana e principalmente social. Saber o quanto nós arquitetos e urbanistas somos responsáveis por esta mudança de conceito de acessibilidade me deixa orgulhosa, mas também apreensiva pois infelizmente vemos universidades e profissionais que não se atentaram ainda para isso e acabam contribuindo, com seus trabalhos, para a exclusão de pessoas.
Fizemos recentemente um Folder com dicas práticas de como executar uma calçada regular e pretendemos lançar na Campanha Calçada Livre, juntamente com a Prefeitura, CREA/RO e IAB/RO. Agora estou procurando ver pessoas que tenham palestras sobre o assunto em questão para enfim lançarmos este Folder, será que você pode me ajudar. Caso queira posso encaminhá-la o Folder depois. Quero muito fazer parte desta mudança de conceito de calçadas também aqui na minha cidade e o seu trabalho e o da deputada Mara Gabrilli são ótimos exemplos e me enchem de esperança. Um abraço.
Olá Danielle!
você colocou um ponto muito importante. Que tipo de ensino em relação à acessibilidade estão tendo nossos futuros arquitetos?
Na verdade é assunto para ser discutido desde cedo, na escola. Mas nada justifica que as faculdades ainda abordem muito pouco o assunto. Poucas são as que têm disciplinas específicas. E o assunto acaba dependendo do interesse individual de cada professor, sem comprometimento da faculdade.
Estou à disposição para ajudar e gostaria de ver o folder sim!
email: contato@elisaprado.com.br
Prezada Elisa, achei muito interessante este seu blog e a felicito por um trabalho tão bonito como estas fazendo. Entretanto gostaria de obter uma orientação quanto ao pavimento utilizado nas calçadas. Meu questionamento é se o bloco de concreto intertravado é adequado ou não para passeios principalmente no quesito cadeirante e texturas com os pisos guias e alertas? Grato e aguardo
Oi Alberto!
Obrigada pela visita e atenção com o meu trabalho!
Quanto ao piso intertravado, ele está entre os três aprovados por lei para as calçadas de SP: concreto, ladrilho hidráulico e bloco intertravado.
Porém tem muita gente que reclama da trepidação causada. E não recomendo para locais com topografia acentuada, pois acaba cedendo, por ser assentado em areia.
A Prefeitura executa suas calçadas em concreto.
Acho o intertravado bom para praças por permitir drenagem da água pluvial, justamente por ser assentado em areia.
Abraços!
ELISA AMEI SUA ENTREVISTA GOSTARIA MUITO DE FAZER UMA CONTIGO TENHO Q FAZER UMA ENTREVISTA SOBRE ACESSIBILIDADE E ERGONOMIA TEM COMO?
ola tudo bem Elisa amei seu blog me ajudou muito com uns trabalhos da faculdade, gostaria de saber se poderia contar com vc fazer uma entrevista sobre ergonomia e acessibilidade sou aluna de arquiteta da faculdade anhanguera de são bernardo do campo
Claro, me escreve no email: contato@elisaprado.com.br