Hoje: Debate de Acessibilidade

O debate de hoje no jornal Em Cima da Hora da Globo News, teve a participação da Arq. Adriana Almeida Prado do CEPAM em SP e da Georgette Vidor, técnica de ginástica olímpica, no RJ.

Georgette frisou que a acessibilidade não ser só um problema do cadeirante (como havia anunciado a apresentadora do jornal), que temos também os idosos, com alguma dificuldade de locomoção.

Se falou sobre as habitações de intresse social serem todas acessíveis, para todos poderem envelhecer na mesma casa.

Foi comentado pelas duas convidadas sobre a necessidade de as faculdades de arquitetura e engenharia terem uma cadeira focando o assunto para no futuro termos uma cidade para todos.

Hoje o profissional se compromete junto a CREA (na ART) em verificar a acessibilidade. E deverá ser responsabilizado por qualquer problema na edificação que é de sua responsabilidade, como uma queda ou acidente, por falta ou má acessibilidade.

Um assunto tratado pela Arq. Adriana foi de que as calçadas são o primeiro passo para acessibilidade, antes mesmo do transporte. E hoje, em SP a calçada não passa por aprovação. Mas segundo ela, isso está mudando, pelo CREA.

Na verdade o que conheço é que a Prefeitura de SP agora exige na aprovação a entrega de um check list sobre acessibilidade, em que o profissional responsável pelo projeto, pela execução e o proprietário, assinam se comprometendo com vários itens de acessibilidade, incluindo a calçada. Saiba mais sobre esse check list aqui.

Foi interessante o debate abordar o tema Acessibilidade, mas foram cerca de 30 min, que pouco aprofundam o assunto. Afinal, se em 2 dias de seminários e debates na 1a Jornada de Arquitetura Inclusiva ainda ficaram dúvidas, o que dizer de 30 min? Mas é bom ver o tema na grande mídia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*