Brinquedo AcessÃvel
Nesse feriado foi lançado o primeiro brinquedo acessÃvel do Parque do Ibirapuera, chamado de “Brinquedão”.
Ele agora faz parte do playground do parque para todas as crianças.
Estive lá dia 12/10, dia das crianças, para conhecê-lo e ver o evento que foi realizado pelo parque, Secretaria da Pessoa com Deficiência e Secretaria do Verde e Meio Ambiente, da Prefeitura de São Paulo.
O Brinquedão é muito bacana porque a ideia é que seja inclusivo e não exclusivo. Ou sejam, todas as crianças brincam nele, inclusive permite o acesso de crianças com cadeiras de rodas, andadores, muletas, além de ter atrativos sensoriais. Os pais também conseguem circular dentro do brinquedo para acompanhar seus filhos. Todos os acessos do brinquedo tem rampa de leve inclinação, além de piso tátil de alerta no inicio. Para brincar são vários tipos de trepa-trepa, tambores, xilofones, uma plataforma no lado externo que dá para aproximar a cadeira de rodas para brincar com jogos de tabuleiros, por exemplo, e outras brincadeiras que podem ser criadas pelas crianças. Em volta do Brinquedão um piso emborrachado, feito de materiais reciclados, protege contra o choque em caso de queda.
No dia estavam promovendo uma vivência para as crianças que não tem deficiência. Cadeiras de rodas e vendas estavam à disposição para que as crianças sentissem como é usar o brinquedo dessa forma. Boa iniciativa!
E para comemorar o dia da criança, também teve show de circo, com palhaço, malabarista e mágico, tudo acompanhado de intérprete de Libras (LÃngua Brasileira de Sinais), passando para o surdos tudo que era falado e áudio descrição, para passar aos cegos todo estÃmulo visual.
No inÃcio do espetáculo foi descrito todo o cenário do palco (cores, elementos, pessoas, etc.) o que acabou por revelar que o apresentador, em cadeira de rodas, era grisalho (coisa que não o deixou muito feliz, mas arrancou gargalhada criançada! hehehehe).
Agora é esperar que essa ideia se espalhe pelos parques, escolas e condomÃnios para promover a inclusão das crianças. Então é bom ajudar a espalhar: o Brinquedão foi criado pela LAO Engenharia, design totalmente brasileiro.
A mesma empresa produziu uma gangorra que pode ser usada por todas as crianças inclusive por aquelas que usam cadeira de rodas que fica no Parque Villa Lobos, também em São Paulo. Vocês podem saber mais sobre a gangorra aqui.
Brinquedão do Parque do Ibirapuera
Pingback: Tweets that mention Elisa Prado Arquitetura | Acessibilidade | Brinquedo AcessÃvel -- Topsy.com
É muito bom saber que algumas boas iniciativas sobre acessibilidade
começam a despontar.
Boa tarde,
sou arquiteta, trabalho em Goiânia e gostaria de saber qual é o fornecedor do “Brinquedão” do Parque Ibirapuera.
Tenho a intenção de instalá-lo em um parque urbano em Goiás.
Obrigada.
Oi Yara,
A empresa é a Lao Engenharia – http://www.laoengenharia.com.br/
boa sorte!
Elisa