Escada-plataforma
Seguindo a onda dos ‘hÃbridos’ (para quem não sabe do que estou falando ver post sobre escada-rampa), agora apresento a escada-plataforma.
Essa sim é interessante! Adoro ver a tecnologia a serviço da acessibilidade!
Imaginem uma escada que retrai os degraus e embaixo surge uma plataforma. É isso!
Junto com a retração do degraus antes alguns itens de segurança são automaticamente acionados para impedir que alguém distraÃdo, com baixa visão ou cego caiam no desnÃvel temporário. Com a retração completa dos degraus aparece a plataforma pronta para subir ou descer o desnÃvel. O sistema é da Sesame Access, uma empresa inglesa
Vejam os vÃdeos:
Claro que se forem elementos que demandem de um funcionário para colocar em funcionamento, acabam com a autonomia no acesso. Mas no site diz que pode ser manipulado pelo próprio usuário.
É sempre bom conhecer novos recursos e soluções.
O que acharam?
Fiquei surpresa ao ver a movimentação dos degraus!
Para edifÃcios históricos seria uma boa solução! Mas o custo dessa tecnologia inglesa deve ser alto. Uma plataforma simples, no Brasil, chega a custar vinte mil reais!
Oi Tuca,
Realmente… fica bem discreto para edifÃcios históricos.
E concordo com você, os custos são um problema!
E também a plataforma comun, por um lado, já está pronta para ser usada, diferente desse sistema aÃ, que tem que aguardar para o uso.
Que maravilha, parece até uma cena de filme! Bem longe da nossa realidade.
É mesmo Luciano! Mas é bom conhecer o que está rolando por aÃ!
Penso até que o tempo que leva pra coisa acontecer, é mais prático remover parte da escada e colocar uma plataforma, não é?