Acessibilidade na Igreja do Bonfim
No inÃcio do ano eu estive em Salvador-BA e recebi a notÃcia de que a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim agora tinha uma rampa de acesso. A Igreja é uma das mais bonitas de Salvador e também uma das mais visitadas.
E agora todos podem visitá-la com toda independência de acesso.
Aqui mais uma vez aparece meu tema preferido: patrimônio e acessibilidade. Mais uma prova de que os dois combinam muito bem. E na verdade o primeiro não pode viver sem o segundo. Pois é muito claro que o patrimônio é de todos e todos têm o direito de usufruir.
A rampa foi construÃda na lateral da igreja, assim não houve alteração na fachada principal. Em uma edificação nova isso seria preconceituoso e inaceitável. Em uma edificação existente, a NBR 9050/2004 permite que nos casos em que não haja possibilidade de adaptar a entrada principal, o acesso pode ser feito por outra entrada. Claro que se pensarmos com calma vemos que essa nunca é a melhor opção. Imagine você indo a um lugar com seus amigos e você entra por uma entrada alternativa enquanto todos vão pelo acesso principal?
Mas quando falamos em bens tombados as exceções são muitas. Mas nunca podem exceder os direitos humanos, certo?
O fato é que na Igreja do Bonfim a questão foi solucionada com uma rampa muito bem feita. O acesso permite entrar na igreja pela lateral e também permite a pessoa acessar a frente da Igreja, que permite uma visão muito bonita da igreja e do entorno.
Isso é acessibilidade na prática!
Obrigada ao Eduardo e a Tati pelo passeio no Bonfim (além do almoço e da Ribeira!) e pelas fotos (porque, eu, desprevenida saà sem minha câmera).
Aà vão algumas fotos para vocês apreciarem!
eu ja foi nessa igreja e linda
Gostaria de saber qual a empresa que fez a obra de rampa de acesso pra cadeirantes na igreja do bomfim, ficou prática e melhor
Maravilhosa a integração entre o Patrimônio e a acessibilidade! Quando visitei esta Igreja, achei belÃssima, porém inacessÃvel devido à s imensas e famosas escadarias frontais. Esta proposta de rampa foi bem vinda por todos aqueles que apreciam o nosso Patrimônio Arquitetônico.
Oi Marcia!
Não tenho essa informação.
Mas quem sabe alguém passa por aqui e nos deixa essa informação?
Pois é.
É tudo uma questão de dar oportunidades iguais.
Se você teve a oportunidade de se emocionar com ela, outras pessoas também o querem… querem poder fazer isso com respeito e dignidade!
Abraços!
GOSTEI MUITO DESSA IGREJA E DEMAIS