França cria praia para cegos
Essa notÃcia que saiu ontem no G1 achei muito interessante e quis partilhar com vocês. Após saber sobre praias acessÃveis no Rio e na Espanha (para pessoas com deficiência fÃsica), surge a notÃcia de que a França adotou tecnologia que permite autonomia e segurança para deficientes visuais nadarem no mar com tranquilidade.
Praia com Desenho Universal!
Para permitir isso, bóias com sensores de áudio são colocadas no mar, com 15 metros de distância entre elas. A pessoa, utilizando no pulso um aparelho parecido com um cronometro, pode ter a informação exata de onde está em relação às bóias apertando um botão. E também há um botão de emergência, para qualquer problema.
O sistema, que funciona por rádio sem fio, custou cerca de 25 mil euros para ser instalado em uma praia da cidade de Saint Jean de Luz, no sudoeste da França.
Com ele, o nadador não perde a noção de sua localização, e assim tem toda a autonomia para nadar e sempre que precisar pode ouvir a mensagem em áudio e saber sua localização em relação à bóia, à praia e profundidade da água.
Algumas praias francesas já têm o sistema, mas idéia é ampliar ainda mais o serviço.
Quem sabe a idéia não aparece aqui pelo Brasil? Afinal, nossas praias estão abertas para todos!
Veja aqui um vÃdeo feito pela BBC Brasil que noticiou essa conquista. E aqui o site do sistema Audioplage.
E para ver a notÃcia no site do G1 clique aqui.