Novo piso tátil

Pisos táteis por elemento de fixação: opções de instalação

Pisos táteis por elemento de fixação

Recebi esses dias email do Rogério da Mozaik falando sobre a linha DOME, nova linha de piso tátil que eles lançaram. Seguindo as necessidades estéticas, que os arquitetos buscam também atender nos projetos, o piso tátil por elementos de fixação permite bom contraste e percepção de textura, se bem aplicado. Já falei aqui no blog sobre esse tipo de piso tátil: veja aqui. A Mozaik trabalha com revestimentos de aço inox e traz para os arquitetos e engenheiros mais uma opção, em inox e poliuretano, na hora de definir essa sinalização muito importante para segurança e orientação de quem não enxerga ou tem baixa visão. O produto está está disponível em quatro formas de fixação dependendo do local que se vai aplicar: Pino-Cola: indicado para cerâmicas, pedras ou pisos cimentícios, o piso deve ser furado e o interior do furo é preenchido com um adesivo/selante e então são colocados os pinos. Parafuso-bucha: indicado para pisos de madeira, carpetes e laminados, é utilizada bucha plástica nos furos para fixação do parafuso de aço inox. (Não achei essa opção muito boa para locais abertos, onde alguém possa querer desparafusar, pelo valor do material) Parafuso sem bucha: indicado para pisos de madeira ou similares com espessura maior que 25 mm, onde não são usadas buchas, como no sistema anterior. Colagem direta: pode ser usado em qualquer tipo de piso, mas é recomendado para locais de baixo tráfego ou que não possam ser furados (como por exemplo em locais de protegidos pelo patrimônio histórico, ou um piso de vidro). Aqui os elementos, com ajuda de um gabarito, são colados diretamente sobre o piso. O que achei mais interessante é a possibilidade de usar sobre carpetes. Ótima opção. Acho que vale a pena conhecer mais do produto e ver se é uma boa opção para os projetos e adaptações.

pinos colocados sobre carpete

uso do pino sobre piso de madeira

  16 comments

  1. Laura   •  

    Deveriam colocar esse que tem fixação aqui no trabalho. O prédio, recentemente, colocou piso tátil na área dos elevadores, do tipo que é colado (o piso é granito) e já estão faltando váaaarios pedaços.

  2. mauricio   •  

    tenho um piso de porcelanato, será que a cola aguenta?

  3. Elisa Prado   •     Author

    Oi Maurício,
    Os pisos que usam apenas cola, geralmente não duram muito quando há tráfego intenso de pessoas (mesmo os que são em placa). Por isso o produto que vem com pino é mais interessante e durável. Não por qualquer problema com o porcelanato.
    Isso se falamos de piso tátil de alerta. Porque o piso tátil direcional, por conta da sua área, tem boa aderência só com a cola.
    Se você não quiser furar o piso, terá que de tempos em tempos colar algumas “bolinhas”.

  4. Elisa Prado   •     Author

    É Laura… o sistema não é muito bom não… acaba sendo mais um paleativo do que uma solução pensada a propósito. Sugira para eles trocarem!! 😀

  5. Marli   •  

    Esse tipo de piso tátil em pinos, com brilho e escorregadios atende a norma NBR9050?

  6. Elisa Prado   •     Author

    Oi Marli.
    O piso de inox tem ranhuras na sua parte superior para criar rugosidade e não ser escorregadio. Eu entendo que ele atende sim a NBR 9050/2004 porque respeita as características que a norma exige.
    Nunca ouvi reclamação por parte de pessoas cegas sobre esse tipo de piso.
    abraços!

  7. Mayara   •  

    É somene a Mosaik que tem esse tipo de produto, ou alguem conhece outra marca?!
    Obrigada.

  8. Elisa Prado   •     Author

    Mayara,
    Somente a Mozayk tem o piso em relevo fixado por pino. A Andaluz tem pelo sistema de colagem.

    Abs.

  9. JESSICA JACQUELINE   •  

    Boa Noite Elisa , somos fabricantes de grande gama de produtos para acessibilidade !

    caso precise de ajuda ou até mesmo de material , favor entrar em contato comigo !

    Obrigada

  10. Gildo Dias   •  

    Boa tarde, Eu quero comprar piso tátil por elemento de fixação, o parafuzado, como que eu fasso? vocês fornessem este tipo de piso?
    por favor, aguardo um resposta, obrigado.

  11. Elisa Prado   •     Author

    Olá Gildo,

    Procure as empresas fornecedoras de piso tátil informadas no texto.
    abs.

  12. gerson victorino de souza   •  

    gostaria de fotos de piso tatil ja colocado para podermos ver como ficara em nossa escola ja que teremos de coloca-lo e tambem um orçamento do metro quadrado

  13. Elisa Prado   •     Author

    Gerson,

    Não trabalho com a venda desses produtos. Você pode encontrar fotos dos produtos aplicados pelo site e no site dos fornecedores.
    Abs!

  14. Edson Almeida   •  

    Boa noite Elisa Prado, sou de Cuiabá, gostaria de ter seu produto aqui, trabalho com sinalização e atendo muitas empresas, shopping entre outros.
    Edson Almeida

  15. Elisa Prado   •     Author

    Edson,
    Ofereço serviços de projeto e consultoria, além de cursos. Qual produto se refere?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*