capa da nova NBR 9050 2020. imagem de fundo branco com letras em preto com o nr edição, data e nome da norma. Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos

Nova NBR 9050/2020

[atualização importante em 21.08.2020 no final deste post]

Hoje [03.08.2020] foi divulgada a nova ABNT NBR 9050/2020 – 4ª edição.

Neste primeiro momento vou postar aqui como acessá-la. Em outro momento falarei do seu conteúdo em mais detalhes. Link para download mais abaixo deste post.

Como as normas brasileiras do tema de acessibilidade são importantes para promover o direito de ir e vir das pessoas com deficiência, estas são disponibilizadas gratuitamente, por um termo entre ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e MPF (Ministério Público Federal).

As compromissárias ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT) – e TARGET ENGENHARIA E CONSULTORIA LTDA. reconhecem a necessidade de publicidade e facilitação do acesso, via Internet, das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas de interesse social, em especial aquelas relacionadas direta ou indiretamente às pessoas com deficiência citadas pela legislação nacional, tendo em vista a relevância e o caráter público de que estas se revestem.


COMPROMISSO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA – MPF x ABNT x Target

Por este motivo não precisamos comprar as normas de acessibilidade, como ocorre com normas de outros temas.

A NBR 9050/2015 recebeu uma emenda publicada em 03.08.2020 e a compilação de suas alterações gerou a edição de 2020.

A ABNT NBR 9050/2020 equivale ao conjunto ABNT NBR 9050/2015 e Emenda 1, de 03.08.2020, que cancela e substitui a ABNT NBR 9050/2015.


ABNT NBR 9050/2020

Muitas modificações são significativas, e impactam em projetos, adaptações, fiscalizações etc. Outras foram apenas correções de erros mesmo (como itens que indicavam unidade de medida equivocada). Para entender um pouco mais sobre como foi esse processo até chegar na emenda leia mais abaixo.

É importante se manter atualizado e dar publicidade a este conteúdo para que logo possa ser compreendido e aplicado.

Então você pode seguir alguns caminhos para download desta revisão de 2020 e/ou da emenda da 2015.

Download da ABNT NBR 9050/2020

Para baixar aqui basta clicar no link acima e fazer seu download.

No site do MPF você entra no catálogo de normas de acessibilidade e pesquisa pela NBR 9050, clica para visualizar e gera um PDF quando pede para imprimir.

Site da coleção da ABNT do MPF – seleciona a NBR 9050/2020 …
… Ficha técnica da norma – clica em “visualize esta norma” e você poderá mandar imprimir como PDF.

Download da emenda da ABNT NBR 9050/2015

  • Baixar no site ABNT Catálogo (prints abaixo)

Você vai precisar pesquisar por “9050” no campo número e selecionar o item indicado como “emenda”. Clica em “acesso gratuito” e vai te pedir para logar com seu “passaporte ABNT” ou criar um. Assim que conseguir acessar vai aparecer a visualização e você pode gerar um PDF quando pede para imprimir. Neste PDF constará seu nome e CPF.

… Resultado da pesquisa – selecione a opção indicada com “emenda” …
… Ficha técnica da emenda 1 da NBR 9050/2015 – clique em “Acesso gratuito” …
… Login – faça seu login com email e senha, ou crie seu “passaporte ABNT” …
Emenda 1 NBR 9050 – visualize a norma na tela e clique para imprimir (ícone da impressora no alto à esquerda) e gere um PDF.

Histórico

Após a publicação da edição de 2015 da NBR 9050, a ABNT recebeu muitos questionamentos, dúvidas e críticas ao seu conteúdo. Apesar de todo o extenso trabalho desenvolvido para chegar à edição de 2015, quando chega na aplicação efetiva, isso pode acontecer.

Como o conteúdo era muito extenso, entendeu-se que a norma precisava de nova consulta nacional. Isso gerou mais e mais comentários, que foram reunidos pelo CB-40 Acessibilidade da ABNT, coordenado pela Arq. Adriana de Almeida Prado.

Reuniões foram convocadas e os participantes (eu entre estes), discutiram as sugestões. As discussões foram mais extensas do que se esperava e muito tempo passou neste processo. O escopo de correções ficou mais encorpado. E após um hiato entre a última reunião e o atual momento, veio a publicação da emenda (antes seria apenas uma errata). E que resultou em uma nova edição, substituindo a edição de 2015.

atualização: em 21.08.2020 este arquivo foi atualizado, pois o anterior, acessado no site do MPF continha erros de português que foram corrigidos e republicada. Confira qual edição você possui, olhando a Tabela 4 que deve estar com o título Dimensionamento de rampas e não “Dimencionamento de rampas”. Quem baixou antes desta data, sugiro conferir e baixar novamente.

  18 comments

  1. Arq Naiana Pontes   •  

    Obrigada sempre Elisa por nós deixar atualizados!

  2. Elisa Prado   •     Author

    Que bom poder ajudar, Naiana!

  3. Monica   •  

    Elisa, bom dia! Baixei a norma atualizada e a li no dia 05.08 e vi pouquíssimas diferenças. Notei diferenças na parte gráfica (alguns desenhos eram feitos em perspectivas e noteis que foram mudados), e um erro que existia na 2015, no entanto, pesquisei alguma resenha no Google e não existia nenhuma. Agora, procurei sobre a norma novamente e encontrei este seu blog! Maravilha. Vc fará alguma resenha mostrando todas as diferenças entre as atualizações? Obrigada.

  4. Elisa Prado   •     Author

    Oi Monica. Pretendo fazer sim. E estou pensando em outros caminhos também, como um curso.
    Fico feliz em ajudar!
    abs.

  5. Silvia Arruda   •  

    Obrigada Elisa, sempre à frente abrindo caminhos, beijos!

  6. Bruna   •  

    Acabei de descobrir seu site por um acaso, e já amei!
    Parabéns pelo trabalho de nos informar, estava procurando a atualização da NBR e encontrei completíssima em seu site. Mais uma vez, parabéns. Muito sucesso!

  7. Elisa Prado   •     Author

    Que bom poder ser útil, Bruna!

  8. Rayssa Galdino   •  

    muito obrigada pela info ❤️

  9. Évelin Moreira   •  

    É muito bom encontrar com profissionais que compartilham do seu conhecimento. Obrigada!

  10. Elisa Prado   •     Author

    Obrigada por suas palavras Évelin!
    Abs.

  11. Tatiana de Moura   •  

    Elisa, bom dia! Obrigada por compartilhar. Espero o curso ansiosa sobre as mudanças da norma.

  12. Elisa Prado   •     Author

    Aguarde que eu vou informar mais. Mas não é muito extenso mesmo.
    Abs.

  13. Liara   •  

    A pouco encontrei o seu blog e adorei! Ótimo trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*