foto de uma sala com alunos assistindo um vídeo sobre acessibilidade para surdos

Novos cursos de Acessibilidade

As propostas de cursos de acessibilidade disponíveis geralmente abordam os parâmetros básicos de acessibilidade, como o de Acessibilidade Aplicada que eu ministro pela AEA.

E após 12 turmas deste curso, que ministrei por diversas capitais (SP, RJ, DF, PE, BA, SC GO etc), notei que alguns assuntos precisavam de maior aprofundamento, que não era possível essa dedicação por conta do tempo da aula (20h).

Primeiro que eu realmente acredito no compartilhamento do conhecimento, em especial neste tema que eu prezo tanto que é a Acessibilidade e o Desenho Universal. Quando estou na posição de professora, me dedico ao máximo pois quero que esses temas sejam difundido para que nossas cidades se tornem mais inclusivas. Espero que os profissionais que capacito tenham sempre em suas ações as bases da inclusão.

Segundo, que como estava falando, percebi que dois temas precisavam de mais horas para detalhar o conteúdo com os alunos.

Foi assim, que junto com Alvarenga Neto Academy desenvolvi dois cursos para serem trabalhados em um dia de dedicação cada: Vistoria e Laudo de Acessibilidade e Sinalização Tátil de Piso.

A primeira turma do curso de Vistoria e Laudo ocorreu em fevereiro, com uma turma super interessada, que teve a oportunidade de ter essas atividades na prática e o retorno que recebi foi muito positivo. Apresentei a minha metodologia e acompanhei a vistoria em um local que abriu suas portas para conhecer suas falhas e permitir a atividade didática com a turma. Depois em sala desenvolvemos o laudo, discutindo os pontos verificados e a forma de serem apresentados.

O curso de Sinalização Tátil de Piso terá a primeira turma em março de 2018, e teremos a oportunidade de conhecer a mobilidade das pessoas com deficiência visual, vivência prática com vendas e bengalas longas e os requisitos para um projeto efetivo. Como atividade prática, além da vivência, faremos propostas de projetos de sinalização tátil de piso, em projetos reais trazidos pelos alunos ou fornecidos por mim.

Apesarem de ser temas mais detalhados, não há pré-requisito de já ter feito um curso geral de acessibilidade. Em cada curso são apresentadas as bases de Acessibilidade e Desenho Universal para então, falarmos dos temas específicos. Claro que quem já tem uma preparação ou experiência em projetos de acessibilidade vai ter maior facilidade em desenvolver os temas de aprofundamento. Mas o retorno que tive no primeiro curso foi muito gratificante, tanto de alunos que já tinham feito o curso Acessibilidade Aplicada, como os que eram meus alunos pela primeira vez, ou de qualquer curso de acessibilidade. Por isso, todos são bem vindos. Clica nos links dos cursos e se tiver alguma dúvida, fale comigo: contato@elisaprado.com.br.

 

Links dos cursos:

Acessibilidade Aplicada

Vistoria e Laudo de Acessibilidade

Sinalização Tátil de Piso

  1 comment

  1. Pingback: Elisa Prado Arquitetura | Acessibilidade – Cursos e palestras – 1º semestre de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*