Guia Brasil para Todos

capa do guia Brasil para Todos

Lançado poucos dias antes da REATECH 2009, o Guia Brasil para Todos, guia turístico para as pessoas com deficiência, foi distribuído (com direito a sessão de autógrafos) gratuitamente durante a feira.

O trabalho elaborado por Andrea Schwarz (Fonoaudióloga; em 1998, ficou em uma cadeira de rodas devido a uma malformação congênita na medula espinhal) e Jaques Haber (publicitário), os mesmos autores do Guia São Paulo Adaptada, lançado em 2001, é o primeiro guia de turismo a incluir e avaliar a acessibilidade das atrações, hotéis e restaurantes de 10 capitais brasileiras. As avaliações foram feitas por portadores de deficiência em cada uma das capitais, que visitaram todos os estabelecimentos, acompanhados de um jornalista.

O lançamento deste guia faz com todos prestem atenção às pessoas com deficiência que querem ser incluídas não só na educação, no trabalho e nos transportes, mas também na cultura, no  lazer e no turismo. E os setores de serviço devem se atentar para este público que está sedento por condições de acesso, e que dão lucro também.

No site do guia pode-se conferir uma versão eletrônica do Guia Brasil Para Todos, desenvolvida de acordo com padrões de acessibilidade para leitura com softwares dedicados a pessoas cegas e com baixa visão. No site também é possível preencher um cadastro para receber o guia (não fica claro se gratuitamente).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*