Foto do ambiente, mostra ao centro uma poltrona de couro na cor caramelo com mesinha lateral à direita. O piso de laminado e paredes cinzas, imitando cimento. Na parede da esquerda um espelho reflete a parede oposta. Mais ao fundo nesta parede uma composição de retratos. Atrá da poltrona uma parede curva coberta por um trançado de cordas pretas formando diversas diagonais.

Mostra Lar Center de Arquitetura e Design Universal

De 15 de setembro a 14 de outubro, o Shopping Lar Center realiza a ‘Mostra Lar Center de Arquitetura e Design Universal’. A exposição, montada na praça cultural do empreendimento, promove a inclusão por meio da aplicação de soluções práticas e inovadoras em projetos de arquitetura, design e decoração, tornando os ambientes familiares adequados para o convívio de todos.

As arquiteta Elisa Prado e Raquel Barboza foram convidadas para projetar o espaço de entrada da casa. A ideia era ser um espaço de recepção do morador.

Com o objetivo de ser mais do que isso, cada canto do pequeno espaço foi pensado para atender as demandas funcionais e estéticas, mas principalmente ser um espaço de homenagem à aqueles que motivam uma mostra como essa.

Ao entrar no espaço o primeiro ponto focal é a poltrona de couro caramelo sem braços da Attractive. Com boa densidade e largura, facilita a transferência e traz muito conforto. Não é fácil encontrar poltrona com essas características. As mesinhas laterais de madeira da Clami trazem suporte para apoio de livros e outros objetos. Elas são similares porém diferentes com um torneado muito bonito de cada uma das bases. Suas diferenças representam muito bem a diversidade humana. O conjunto forma um espaço aconchegante para colocar a leitura em dia, recuperar a energia quando retorna para casa ou calçar um sapato.

Ao fundo a parede curva do ambiente é ainda mais valorizada com o jogo de linhas pretas diagonais. Cordas foram eleitas para criar este elemento surpreendente e super fácil de ser replicado em outros locais, no melhor estilo faça você mesmo. Há um jogo entre o orgânico da parede curva e as linhas retas das cordas. Elas representam os traçados da vida, que nos levam a lugares inesperados. Trazem um lindo contraste com as paredes de fundo em papel de parede da Loft Decor fornecido pela La Boutique Home. Seu tom cinza claro, a superfície rugosa e estampa texturizada trazem um toque suave e acolhedor.

A parede lateral traz dois pontos importantes: um espelho e uma linha de quadros com fotos de pessoas reais. O espelho bronze da Clami formado por vários retângulos de acabamento em laca preta traz assimetria, representando a diversidade, o quanto somos diferentes uns dos outros, e o quanto isto traz riqueza para a vivência humana. Também tem a função de refletir o corredor permitindo que uma pessoa surda possa perceber a aproximação de outra pessoa que entra em casa. Além, é claro, de ser um apoio para conferir o visual antes de sair de casa. É um espelho realmente apaixonante.

Os porta retratos pretos foram fornecidos pela C&C e customizados pelas arquitetas com fotos de amigos com deficiência. As arquitetas contataram amigos que gentilmente cederam suas imagens para serem representantes de um grupo maior. Reconhecer cada um dos rostos é um ponto emocionante do ambiente. A ideia foi trazer essas pessoas para dentro da mostra, trazendo seus momentos felizes, como há em todos os lares. Está claro ali o afeto familiar. Este foi o ponto inicial do projeto e de grande inspiração para as arquitetas durante todo o processo. Na parede oposta encontramos o lema criado em 1986 por William Rowland, executado em letra caixa preta pela Signo Sinal: “Nada sobre nós, sem nós”, que relembra a todos a participação das pessoas com deficiência na nossa sociedade em qualquer ação voltada à elas. Aqui é um ótimo ponto para uma selfie para difundir ainda mais o lema com a #nadasobrenóssemnós.

Junto à frase temos um mesa lateral de apoio em estrutura de laca preta e tampo de vidro da Líder Interiores. Ela faz a função de dar suporte a tudo que é necessário em um espaço como esse: apoio de livros, sapatos e outros objetos decorativos. E combina perfeitamente com todos os elementos do ambiente.

Um espaço como esse também precisa do aconchego que a vegetação pode trazer. Com os vasos encontrados na C&C, bastante leves mas com aparência surpreendente, temos os tons de marrom, do galho, e o verde escuro, do pacová.

Os detalhes do ambiente são o complemento do espaço. Temos os elementos de cimento e granilite da Gypso. O bowl cacos, de cimento e borda dourada faz par com o vaso itálico, lembrando a Torre de Pisa. Ambos destacam a beleza de ser diferente. Junto à eles a Gypso também forneceu os diamantes e o porta cartões de granilite rosa e o prato Lua de granilite branco. Todos trazem toques confortáveis e experiência tátil. Temos também o trabalho da artesã Margareth Carvalho que trabalhou na almofada e no chinelo de crochê, que trazem muito aconchego. A Camicado também disponibilizou diversas peças, como o lindo conjunto de tábua de madeira de formado orgânico com os copos, além de vasos e velas.

E como os sentidos precisam ser explorado, a Olyra Aromatização, junto com as arquitetas, escolheu um aroma acolhedor e de relaxamento, que se apresenta suavemente em ciclo organizado por equipamento específico, junto à entrada do ambiente. Você não sabe de onde vem. Apenas sente uma sensação agradável.

Para quem quer por a leitura em dia, há pelo ambiente sugestões de livros que se relacionam com o tema da pessoa com deficiência: “O que é que ele tem” de Olivia Byington, “Inquebrável” de Fernando Fernandes, “Meu rei Arthur – Chegada de um filho com síndrome de Down” de Lúcia Cyreno e “O livro de Julieta” de Cristina Sánchez-Andrade.

O espaço, é claro, considerou a circulação de uma pessoa em cadeira de rodas, além de aproximação e alcances manuais e visuais. Cada elemento leva isso em consideração, para que possam se sentir confortável. O piso da Eucatex apresenta circulação regular, facilitando o deslocamento de todos.

Conforme já destacado, o trabalho com a sensorialidade foi um dos objetivos das arquitetas, pelo aroma, pelo tato nas cordas, crochê e cimento. Foram escolhidos tons sóbrios, porém não óbvios. Por ser um espaço para relaxar na chegada em casa ou se arrumar para sair, o objetivo era ter contraste visual, para pessoas com baixa visão, mas não se apresentar de forma excessiva.

Mas o mais importante de tudo foi o carinho que o espaço foi construído pelas arquitetas, para dar voz e cara às pessoas que muitas vezes, por falta de oportunidade de encontrar um espaço onde serão bem recebidas, preferem ficar em casa para não enfrentar tanto desconforto. Aqui, elas querem mostrar que todos são bem vindos e que essas pessoas são protagonistas do espaço.

Serviço

‘Mostra Lar Center de Arquitetura e Design Universal’

Período de visitação: De 15 de setembro a 14 de outubro de 2018

Horário: De segunda-feira a sábado, das 10h às 22h. Domingo e feriado, das 14h às 20h.

Local: Shopping Lar Center

Endereço: Av. Otto Baumgart, 500 – Vila Guilherme – São Paulo/SP

Realização: Shopping Lar Center

  1 comment

  1. Pingback: Elisa Prado Arquitetura | Acessibilidade – [Vídeo] Mostra Lar Center de Arquitetura e Design Universal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*