O diferencial da acessibilidade

Dia desses li uma notícia em algum site que trazia no título a seguinte informação: “Acessibilidade é um dos diferenciais do shopping”. Esse é o marketing que tem se espalhado por aí. Acessibilidade está na moda, dizem. Meu medo é que modas passam e a acessibilidade não pode passar com a estação.

Sinceramente, fico horrorizada com esse tipo de chamada. Como assim acessibilidade é um dos diferenciais? Acessibilidade não é para ser diferencial. É para ser a coisa mais comum do mundo. É para estar em todos os lugares e até mesmo, quase passar despercebida. Fazer parte do todo e da rotina. E não ser motivo de marketing.

A divulgação da existência da acessibilidade é importante sim. É essencial que a pessoa com deficiência possa se informar antes de sair de casa, qual a entrada acessível, em que nível da garagem estão localizadas as vagas reservadas, se o local tem recursos de acessibilidade, a depender da atividade proposta, etc. Assim é possível se programar e definir percursos mais adequados.

Quero ver se alguém anuncia que o diferencial é a segurança. Claro que não! A segurança é sempre necessária, não pode ser um diferencial, pois é condição mais do que necessária do projeto para permitir a permanência de pessoas. Assim tem que ser a acessibilidade. Ela também está ligada à segurança das pessoas. E ainda mais, está ligada à garantia do direito de ir e vir de todos.

É verdade que hoje em dia a acessibilidade ainda é um diferencial nos espaços e serviços. Infelizmente. Porém, estamos precisando buscar o diferencial da acessibilidade. A acessibilidade apesar de ser atribuição de qualquer arquiteto ou engenheiro, ainda é desconhecida da maioria desses profissionais. O diferencial vem de profissionais experientes, bem preparados e íntimos às normas técnicas. Esses vão promover adequações realmente eficientes para atender o público alvo. E não espalhar piso tátil direcional para todo lado, porque isso “demonstra” acessibilidade para quem . Pense nisso!

 

originalmente publicado na minha coluna no Portal Vida Mais Livre: http://vidamaislivre.com.br/colunas/post.php?id=4222&/o_diferencial_da_acessibilidade

  4 comments

  1. Pingback: O marketing da acessibilidade: certo ou errado? | Guia Inclusivo - O guia da pessoa com deficiência

  2. ZANIN Acessibilidade   •  

    Venho acompanhando suas publicações já algum tempo, Parabéns Elisa, nós que também realizamos trabalhos de instalações, presenciamos diversos absurdos, mas estamos na luta e queremos ser diferenciados não só nos preços e sim na competência de cumprir nosso dever de fazer o que é correto.Conte conoso estamos a disposição.

  3. Elisa Prado   •     Author

    Obrigada, Zanin!
    É esse o espírito! Espero que esse diferencial se espalhe!
    Abs!

  4. Pingback: O marketing da acessibilidade: certo ou errado? – Blog do Luís Daniel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*