Meia acessibilidade??

pessoal, aparentemente o mundo inteiro sofre com a meia acessibilidade. Mas o que é meia acessibilidade?

Bom, eu chamo de meia acessibilidade quando se tenta resolver pontualmente um problema. Por exemplo, quando um local não tem banheiro acessível e a “solução” é reformar o banheiro. Pontualmente pode se resolver perfeitamente, mas quando se vê acessibilidade no todo, nem sempre. Já vi vários banheiros acessíveis que se acessa por um degrau (!?), ou no segundo pavimento da edificação que não tem elevador (!?).

Precisamos ver a acessibilidade na edificação como um sistema global, pensando em uma rota acessível, onde se consegue fazer todas as ações esperadas, plenamente: entrar, circular, pedir informações, ir ao banheiro, entrar em uma sala, usar os serviços disponíveis, etc. Não adianta gastar quanto dinheiro for na reforma do banheiro se não tem como chegar até ele.

E estou falando que o mundo todo sofre disso, porque encontrei em um blog espanhol o relato de uma agência de um banco de Madri em que há o caixa automático acessível internamente (primeira imagem), mas a única entrada é vencendo um degrau (segunda imagem). Ou seja, meia acessibilidade. Se pensou pontualmente, mas não no todo. E o esforço empregado acaba sendo em vão.

Caixa automático mais baixo permite uso de usuários de cadeira de rodas

... mas para entrar na agência é preciso vencer um degrau

Uma boa dica para os arquitetos e engenheiros que vão trabalhar em uma adaptação é utilizar listas de verificação. Existem várias pela internet. Para puxar sardinha para o meu lado, primeiro indico o roteiro de vistoria da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência da PMSP, que você pode acessar por aqui. Tem outro elaborado pelo CREA-RS muito prático, e outro pelo CREA-PR, com um roteiro de acessibilidade, dentro do caderno n° 4 sobre acessibilidade.

Enfim, material não falta para acertar.

Fonte das fotos: Las penas del agente Smith

  2 comments

  1. gilliane rossi   •  

    Voce esta me deixando mais apaixonada pela arquitetura e me dando show de aula virtual. Parabens e muito obrigada pela singela forma em ajudar as pessoas.
    Manaus-Amazonas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*