Notícia: Turismo Aventura para todos / CIRCUITO DAS ÁGUAS

texto retirado do Correio Popular Digital

publicado em 26/07/2009

texto de Ricardo Fernandes
DA AGÊNCIA ANHANGUERA
ricardo.fernandes@rac.com.br

Montanhas, natureza, esportes radicais, acessibilidade, sossego, diversão, compras, hospitalidade. Os atributos podem ser aplicados à cidade de Socorro, a 110 quilômetros de Campinas, no relevo montanhoso da Serra da Mantiqueira. Com grande potencial hidrográfico e relevo propício para esportes radicais, Socorro, com seus 33.080 habitantes, segundo a última estimativa do IBGE de 2007, desenvolve um programa para se tornar a primeira cidade do Brasil com acessibilidade total a pessoas portadoras de deficiências e mobilidades reduzidas.

O projeto, com recursos do Ministério do Turismo, é um desafio que a cidade enfrenta com mobilização da prefeitura, hotéis e parques.

Socorro é um dos sete municípios que compõem o Circuito das Águas Paulista, com Lindoia, Amparo, Jaguariúna, Águas de Lindoia, Monte Alegre do Sul, Pedreira e Serra Negra. Destaca-se oferecendo aos visitantes um roteiro repleto de opções de turismo de aventura e acessibilidade turística para pessoas com deficiência. Ao todo, são sete os projetos especiais que estão sendo desenvolvidos, grande parte em operação. O programa é uma parceria com o Ministério do Turismo, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a Associação Brasileira de Empresas de Turismo de Aventura e Ecoturismo (Abeta) e o Sebrae.

Dois projetos merecem atenção especial e são tratados como prioridade pela prefeitura e pelos parques, hotéis e restaurantes locais: a Aventura Segura e o Socorro Acessível. O Aventura Segura engloba 17 cidades em todo o País, entre elas Socorro, e o objetivo é a qualificação e implementação da gestão de segurança em todas as atividades. Hotéis e parques credenciados poderão oferecer aos turistas opções de lazer com Certificado de Segurança, emitidos por organismos confiados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

O Socorro Acessível envolve projetos como a construção de rampas de acesso e rebaixamento das calçadas, adequação da rede hoteleira, parques e comércio. Cardápios em braile, sinalização no solo, corrimão, corredores aromáticos e treinamentos de pessoal especializado são exemplos de ações estruturais que estão sendo desenvolvidas no município.

Com objetivos e projetos bem definidos, Socorro quer tornar-se referência nacional. Segundo o diretor de Turismo e Cultura da cidade, Carlos Tavares, a cidade tem como diferencial “aventura segura e acessibilidade e vem recebendo pedidos e contatos de diversos outros municípios, que querem ver como o trabalho está sendo desenvolvido.”

Tavares enumera sete modalidades turísticas implementadas por Socorro: ecoturismo, cultural, saúde, aventura, rural, social e eventos.

“Todas elas obedecem normas e critérios estabelecidos pelos órgãos competentes, com pessoal treinado”, afirma o diretor.

Diversão com emoção no ar, água e terra

O turista que busca esportes radicais encontra em Socorro um leque de opções para se divertir com emoção na terra, no ar e na água. São modalidades para atrair os aficionados por aventura. É possível praticar rafting, canoagem, floating, cachoeirismo, asa-delta, rapel, escalada, tirolesa, boiacross, parapente, arvorismo, motocross e canionismo, entre outros. Existe um projeto para a construção de uma pista de aviões para que o paraquedismo seja incorporado à lista.

A partir de um convênio entre a ONG Aventura Especial e o Ministério do Turismo, a cidade tornou-se a primeira do Brasil adaptada para o ecoturismo e o turismo de aventura para receber pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. (RF/AAN)

Comércio de malhas e jeito de campo são atrativos

Socorro oferece ao turista dois centros comerciais com tricôs, malhas, confecções e artesanatos próprios com vendas diretas pelas fábricas. Nesses centros, opções das mais diversas atendem tanto o turista eventual, que compra no varejo, quanto os comerciantes que vão a Socorro em busca de compras no atacado para revendas em outras localidades.

O preço e a qualidade dos produtos justificam a visita ao local.

Os centros comerciais, Feira Permanente de Malhas e Moda Shopping de Fábrica, ficam localizados em uma das avenidas de acesso à cidade e apresentam toda a comodidade e infraestrutura ao visitante.

Além dos esportes radicais, passeios e compras, Socorro reserva também um ambiente acolhedor com opções e “jeitão do campo”. Passeios a cavalo, charretes, comidas típicas da fazenda e contato com animais são opções possíveis nos parques da cidade.

Uma deliciosa visita que obrigatoriamente deve ser feita pelo turista é saborear um tradicional café caipira no Rancho Pompeia. Pães, queijos, café de bule, geleias, manteiga fresca, sucos de sabores variados e diversos quitutes são servidos em ambiente rústico e aconchegante. (RF/AAN)

SAIBA MAIS

A cidade de Socorro foi fundada em 1929 e completará no próximo dia 9 de agosto, 180 anos. Em celebração à data, a prefeitura lançou um desafio junto aos parques, que deve ser cumprido até março de 2010: plantar 180 mil mudas de árvores por todo o município e assim manter todo o verde da região, garantindo qualidade de vida aos moradores e bonitas paisagens aos visitantes.

O desafio começou. A prefeita de Socorro, Marisa de Sousa Pinto Fontana, destacou a iniciativa como “importante para a cidade e para o meio ambiente”. Ela plantou a primeira muda, simbólica, no Campo dos Sonhos.

O jornalista viajou a convite da Prefeitura de Socorro.

Fonte: Correio Popular Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*