alunos do curso usam bengala longa e venda na vivência.

[CURSO] Sinalização Tátil de Piso

Este é um dos cursos novos que estou ministrando na Alvarenga Neto Academy. O principal objetivo é aprender a fazer projetos efetivos para atender pessoas com deficiência visual. 

 

A sinalização tátil de piso tem seu uso cada vez mais consolidado no Brasil e no mundo. Cada vez mais as pessoas com deficiência visual podem contar com este recurso garantindo segurança, autonomia e agilidade em seu deslocamento.

Mas será que a forma como a sinalização está sendo implantada atende às demandas e expectativas das pessoas cegas e com baixa visão? Será que os profissionais sabem a forma correta de aplicar esta sinalização, em especial em rotas direcionais?

O curso propõe envolver o aluno na mobilidade das pessoas com deficiência visual para que possam ter parâmetros e diretrizes na elaboração de seus projetos de sinalização. Quanto mais profissionais tiverem o conhecimento necessário para propor projetos efetivos e com qualidade, mais as pessoas com deficiência visual poderão contar com a sinalização tátil na cidade para sua segurança e autonomia.

Porque este curso é importante:
A aplicação correta da sinalização tátil garante o direito de ir e vir das pessoas com deficiência. E esta demanda está nos mais diversos projetos de arquitetura e interiores: desde projetos de pequena escala, como uma loja até de grande porte como universidades e ambientes urbanos.

Público-alvo:
Arquitetos e Urbanistas; Engenheiros; Paisagistas; Tecnólogos; Designers e Designers de Interiores; Demais áreas da construção civil; Estudantes; Profissionais ligados às administrações publicas – Federais, Estaduais e Municipais

Conteúdo Programático:
Introdução: neste módulo o participante terá o primeiro contato com os principais conceitos que norteiam o tema, como Acessibilidade e Desenho Universal.
Base legal: apresentação das principais leis e normas sobre o tema de sinalização.
Parâmetros técnicos: entendendo a norma de sinalização tátil no piso e as características da sinalização tátil e sua aplicação em calçadas, circulações, escadas, rampas, elevadores, elementos suspensos, rotas direcionais e mapas táteis.
Diretrizes de projeto: entendendo quais diretrizes podemos construir para aplicar em projetos efetivos e que dialogam com a mobilidade das pessoas com deficiência visual
Vivência: uso de óculos que simulam a baixa visão e vendas com apoio de bengalas longas.
Exercício: propor um projeto de sinalização para projetos trazidos pelos alunos ou fornecidos pela professora.

Temas abordados:
Conceito de Desenho Universal;
Quem são as pessoas com deficiência visual;
Conhecendo as legislações e normas;
Calçada/área externa;
Acesso à edificação;
Circulação horizontal;
Circulação vertical;
Rota direcional;
Mapa tátil;
Exercício projetual.
Metodologia.

 

Inscrições: http://alvarenganeto.com.br/evento/curso-sinalizacao-de-piso-tatil/

Dia e horário: Dia 17 de março das 09:00 as 18:00 horas

Carga Horária: 8 horas

Local:  Alvarenga Neto Academy – Rua Martim Soares, 219 – São Paulo – SP

Facilitadora:
Profa. Ma. Elisa Prado. Arquiteta e Urbanista, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Pós-graduada em Tecnologia de Edificações para Engenheiros e Arquitetos pela POLI-USP, e Mestra pela FAUUSP com o tema “Acessibilidade nos bens culturais imóveis”. De 2007 a 2012 trabalhou com a Comissão Permanente de Acessibilidade da Prefeitura de São Paulo (SMPED/CPA) ministrando cursos sobre o tema, avaliando projetos de adequação à acessibilidade e realizando vistorias técnicas. Professora do Instituto Mauá no curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica em Diversidade e Inclusão. Representante do Instituto de Arquitetos de Brasil (IAB) na CPA. Como especialista em acessibilidade, seu objetivo é garantir a plena acessibilidade nos espaços edificados. Principais clientes: Odebrecht, Tecnisa, Rossi, Eztec, Tarjab, Hochtief do Brasil, Esser. Obras de destaque: Aeroporto Internacional de Guarulhos, Arena Pernambuco para a Copa, Museu da Língua Portuguesa, Edifício comercial da BR Petrobrás, Edifício comercial da L´Óreal Brasil, EZ Mark e Ez Towers, Plaza Shopping Jacareí, Expansão do Mooca Plaza Shopping, Expansão do Tamboré Shopping e diversos empreendimentos residenciais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*