Reatech 2015: o que tem de interessante para arquitetos e engenheiros

Teve início mais uma Reatech na quinta-feira, dia 09 de abril,  trazendo novidades para a área de acessibilidade.

Ano passado não pude ir e deu para notar o quanto a feira encolheu de 2013 para cá. Está realmente bem enxuta. De todo modo ainda foi possível encontrar novidades e coisas muito interessante para os dedicados à acessibilidade.

Foi um susto para mim não ver estande das tradicionais empresas de sinalização acessível: Signo, Arco e Andaluz. Mas parece que a ausência delas pode abrir espaço para novos fornecedores, que não tinha visto nos outros anos.

Então abaixo vou apresentando as empresas que conheci e parecem trazer opções de qualidade para este mercado. Sinal de que o assunto só está crescendo e ganhando força.

Sinal Link Acessibilidade: tem toda gama de produtos de acessibilidade: piso tátil, placas de ambientes, mapas táteis. Os mapas táteis foram o mais interessante, por utilizar um novo material que eles garantem melhor durabilidade e mais conforto ao toque.

duas placas de sinalização de ambiente com relevo e braile. A da esquerda está inteira enquanto a da direita as letras estão desalinhados, faltando células braile

Diferen̤a entre tecnologias de placa Рda esquerda Sinal Link.

Happy Vision: empresa italiana que está começando no Brasil. Trabalham focados na mobilidade da pessoa com deficiência visual. Para mim foi um dos trabalhos mais lindos que vi de mapa tátil (ao lado do Casa do Braille, que já falo já). Material de qualidade, boa durabilidade, cores marcantes e que não desbotam. Havia um mapa tátil de 10 anos de “idade” que estava tão bem conservado quanto os mapas novos. Fazem mapas em alumínio e acrílico. O primeiro mais indicado para áreas externas e o segundo para áreas internas. Os pisos táteis, que atendem a norma da Itália, não são como o padrão brasileiro. Eles possuem 6 tipos de placas táteis. Interessante, mas não se aplica para nós.

Mapa tátil de sanitário público com fundo aziul escuro e paredes em branco. Detalha localização dos sanitários feminino, masculino, acessível e elementos internos

Mapa tátil de sanitário. Segundo eles, é usada em todos os sanitários públicos.

Mapa da escalada à esquerda tem fundo preto e contorno da montanha de escalada, com duas linhas brancas que indicam pontos em amarelo dos suportes de escalada. O mapa de monumento é uma planta de uma sala indicando paredes, portas e janelas. Fundo marrom e detalhes em branco e amarelo.

Mapa tátil de escalada (esquerda) e mapa tátil de monumento (direita).

Foto mostra duas plascas de piso tátil no chão do estande. Uma com raias em curva e a outra com relevos em bolinha pequenas e próximas. As placas tem cor vermelha.

Dois tipos de piso tátil utilizados na Itália. Do alto é para curvas e o de baixo na foto para indicar que vai haver mudança de direção.

Astra: no que se refere à acessibilidade a empresa trabalha com barras de apoio, espelhos, lixeiras e torneiras. O destaque para mim foi o sistema de acionamento de torneira por toque. Pode ser aplicado a qualquer torneira de aço inox. Apenas encostando nela com a mão, braço, cotovelo, ombro, enfim, libera o fluxo de água, que pode ser interrompido com novo toque, ou após o tempo programado.

Foto mostra uma pia com torneira no estande

Torneira que é acionada por toque.

Foto de pia com espelho no estande. São duas barras verticais amarelas nas laterais, que suportam do espelho por um eixo central.

Espelho reclinável. Pode ficar vertical, inclinado para baixo ou para cima. Isso é Desenho Universal!

Casa do Braille: pisos, mapas, maquetes e placas táteis. É tudo com eles. Conversei longamente com o Luiz, responsável pela empresa. Trabalho de muita dedicação e bons produtos. Já era apaixonada pela maquete tátil do Memorial da América Latina [com a ressalva de que achava que a maquete toda branquinha podia ter cor para ser utilizada por todos e descobri lá que a maquete foi “atualizada” para novo material e com cores para cada elemento] e conhecia o trabalho deles na Galeria Tátil de Esculturas da Pinacoteca do Estado e no Museu do Futebol. Mas conhecer de perto a origem da empresa e saber que fazem os produtos com critério e conhecimento foi muito bom.

Foto mostra o estande com a marca da empresa no alto e dois paineis com fotos dos trabalhos executados de piso, mapa e maquete tátil

Estande do Caso do Braille e os trabalhos realizados.

Foto mostra um dos paineis dedicado a mostrar o trabalho elaborado na área de museologia.

Detalhe dos trabalhos executado em Museologia (conversei tanto que nem lembrei muito das fotos).

Direct Borrachas: fabricante de produtos de acessibilidade, principalmente pisos táteis, mas trabalham com toda gama de produtos como sinalização de emergência para banheiros, placas em braile, bebedouro, enfim, uma miscelânea, mas que promete ter bom custo.

Foto mostra expositor com pisos táteis, em placa e relevo, faixa contrastante, placas de sinalização entre outros produtos.

Expositor da Direct com alguns dos produtos que dispõe.

Pentop: essa aqui foge um pouco dos tipos de produto que apresentei até então. Trata-se de um recurso de leitura para cegos. É uma “caneta” que permite programar a leitura de etiquetas produzindo um áudio que traduz a etiqueta. Pode ser usada para identificar objetos das casa da pessoa com deficiência visual até para auxiliar na mobilidade de uma edificação. Por exemplo, em um museu colocaque-se a etiqueta ao lado da obra e com a caneta sabe-se maiores informações. Acho que isso é o futuro da mobilidade. Muito interessante!

foto mostra a caneta sobre um texto na parede para fazer leitura em áudio.

Foto da Pentop em ação (esqueci de tirar foto lá!)

Ainda dá tempo de você conhecer pessoalmente isso tudo. A feira vai até o domingo!

Serviço:

Reatech 2015

Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 1,5

Entrada gratuita e vans de transporte gratuitos a partir do metro Jabaquara

9 e 10 de abril de 2015  – 13h00 as 21h00
11 e 12 de abril de 2015 – 10h00 as 19h00

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*