NBR 9050 em consulta nacional

logo da ABNT

Após muitos anos de elaboração, está no disponível para consulta pública nacional a nova revisão da NBR 9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

E todos, pessoas com deficiência, profissionais envolvidos e demais interessados, temos uma importante missão: avaliar a proposta da nova revisão da NBR 9050 e opinar.

Essa norma vai ditar como as edificações devem ser construídas e reformadas para permitir a promoção do Desenho Universal, visando a participação de todos, sem discriminação. Por isso, temos os próximos dois meses para tomar conhecimento de sua proposta e mandar nossas considerações do que precisa ser alterado, acrescido ou suprimido.

Todas as sugestões serão avaliadas e compiladas pelo grupo que organiza a elaboração da norma e serão apresentadas em nova reunião aberta a todos.

Além da NBR 9050 outras duas normas estão em consulta simultaneamente: norma sobre sinalização táteis de piso e sobre acessibilidade em estádios.

Duas normas importantíssimas, também. Casa vez mais a sinalização tátil é aplicada em todo o Brasil e há uma carência nas diretrizes, o que resulta em uma aplicação sem padrão e até mesmo ineficaz.

E com a Copa 2014, nem preciso falar como o tema acessibilidade nos estádios é assunto urgente! E afinal, esse é o país do futebol e as pessoas com deficiência também querem fazer parte dessa paixão!

Para ver os textos propostos para a norma basta ir no link a seguir:

http://www.abntonline.com.br/consultanacional/

As normas de acessibilidade fazem parte do CB-40.

Para acessar o texto (visualizar, imprimir e gravar) é preciso fazer um login de acesso (passaporte). Depois esse passaporte será necessário para mandar suas considerações.

Importante que todos participem, mesmo quem não pode participar das reuniões ao longo do tempo de sua elaboração.

Não deixem de colaborar!

E esse espaço está aberto também para discutirmos suas opiniões sobre o texto proposto para as novas normas!

  16 comments

  1. Francisco   •  

    Elisa, parabéns pelo blog e pelo post, sou webdesigner e faço um trabalho para a empresa Facilitá que distrubui e representa Piso Tátil ( http://www.pisotatil.com ) seu blog é uma excelente fonte de referência para o assunto. Obrigado por disponibilizar seu conhecimento.

  2. Elisa Prado   •     Author

    Oi Francisco,
    Obrigada pela visita e pelo incentivo!
    Fico muito satisfeita em ter esse retorno!
    Abraços!

  3. Pingback: Norma Brasileira de Acessibilidade está em consulta pública. Participe! | Soluções Consultoria

  4. ARQTA. URBTA. MARIA FRANCISCA DA SILVA   •  

    GOSTARIA DE SABER SE AINDA HÁ PRAZO PARA NOVAS AVALIAÇÕES, A PEDIDO DA ASSOCIAÇÃO DOS DEFICIENTES VISUAIS DO ESTADO DE GOIÁS

  5. MEMBROS DO CONSELHO ESTADUAL DO DIREITO DA PESSOA COM DEFICIENCIA DE GOIÁS/CEDD/GO, GOSTARIA DE SABER SE HÁ TEMPO DE ENVIAR SUGESTÕES PARA REVISÃO DA NBR9050.

  6. Elisa Prado   •     Author

    Oi Maria,
    O período para mandar contribuições já acabou, mas a ABNT deve alterar conforme os comentários e abrir novamente para sugestões a ABNT NBR 9050. A norma específica de pisos táteis de alerta não sei se passará por isso, pois já é a segunda consulta nacional. Depende do nr. de comentários que ela tenha recebido na 2a consulta.
    abs.

  7. Anselmo Ribas   •  

    Cara Elisa, qual o resultado deste projeto? o mesmo foi aprovado? pois a consultar a ABNT só encontrei a versão corrigida da ABNT NBR 9050:2004 incorpora a Errata 1 de 30.12.2005.

  8. Elisa Prado   •     Author

    Oi Anselmo.

    Ainda não foi publicada a revisão desse projeto. Deve demorar, pois ainda deve passar por nova consulta pública, com as alterações ponderadas. Só após essa nova consulta pública (se não for necessária mais nenhuma) é que será disponibilizado o texto novo, como sendo a nova revisão.
    abs.

  9. Paolla Turienzo   •  

    Elisa,

    obrigada pelas informações. Estamos em set/2013 e não consigo achar a publicação das alterações. Ainda não aconteceram?

  10. Elisa Prado   •     Author

    Paolla,
    Parece incrível, mas ainda não foi nem publicado a revisão para nova consulta nacional…
    Abraços!

  11. Lúcia Ferreira   •  

    Prezada Elisa,
    A revisão da NBR 9050 já foi publicada?
    Obrigada
    Lúcia

  12. Claudia Gibertoni   •  

    Boa tarde,

    A revisão da norma ainda não foi publicada?
    Abs,

    Claudia

  13. Elisa Prado   •     Author

    Ainda não, Claudia. Acredita?

  14. Elisa Prado   •     Author

    Incrivelmente, não, Lúcia.
    Abs.

  15. Hingryd Cavalcanti   •  

    Olá Elisa!

    Parabéns pela escolha do tema abordado é de muita valia na época em que estamos, onde os deficientes não são reconhecidos como “seres humanos normais” e muitas vezes excluídos da sociedade, mas é por conta de pessoas como você que eles estão tendo seu devido reconhecimento e valor. Estou adorando seu blog sou apaixonada por acessibilidade, estudo arquitetura, estou finalizando meu Tcc de edificações falando justamente do tema acessibilidade e seu blog está sendo muito útil para minha pesquisa.

  16. Elisa Prado   •     Author

    Obrigada, Hingryd! Fico feliz em saber! Seja sempre bem vinda! Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*