Acessibilidade é um bom negócio!

Para aqueles que precisam de um incentivo para investir em acessibilidade, saiba que o assunto traz retorno financeiro.

O CRECI/MS (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis) promoveu palestra na noite de 28/out/2010 em que abordou como a acessibilidade é um bom negócio, e o dinheiro gasto traz retorno para o proprietário. Muitos fazem a acessibilidade sempre com o peso de cumprir uma lei, sem levar em consideração o ser humano e o retorno até mesmo financeiro. Segundo o presidente do CREA/MS (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso do Sul), Jary de Carvalho e Castro promover a acessibilidade “democratiza o acesso e fideliza o consumidor”.

Jary destacou que uma grande parte da população tem alguma deficiência e quando pensamos em um cenário mais amplo, há benefícios para idosos, gestantes, mães com crianças e carrinhos de bebê e acidentados. E acrescento que a população envolvida com o acesso ou a falta dele é ainda maior, se considerarmos familiares e amigos.

Mas o presidente do CRECI/MS, Eduardo Francisco Castro, trouxe um dado muito valioso, em todos os sentidos: os imóveis adaptados são comercializados com maior facilidade. E ainda, imóveis que antes eram desvalorizados, como apartamentos térreos (desvalorização de até 30%), hoje já não são ignorados. Eles têm seu público interessado que buscam essas opções no mercado.

Jary lembrou que as soluções dependem menos de investimentos do que de criatividade. E apresentou dados de que um projeto que garanta acessibilidade eleva o custo em 1%, ao contrário da adequação que pode chegar a 25% de investimento do valor total na obra, para resolver o acesso e circulação de uma situação existente.

Então fica o recado: acessibilidade é um bom negócio pois valoriza o seu imóvel e o seu negócio!

link de referência: Site do CRECI/MS

  1 comment

  1. Pingback: Tweets that mention Elisa Prado Arquitetura | Acessibilidade | Acessibilidade é um bom negócio! -- Topsy.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*