Calçada cidadã

Capa da cartilha Calçada Cidadã

A AME JARDINS – entidade dos moradores dos bairros dos Jardins Europa, América, Paulista e Paulistano – lançou, no mês de setembro, a campanha “Calçada Cidadã”. O objetivo é instruir e conscientizar moradores e comerciantes dos bairros sobre como e qual a importância de se ter uma calçada acessível, conforme padrão da lei. Para isso eles elaboraram um cartilha com informações, desenhos e fotos.

O projeto da cartilha surgiu em 2009 quando Mara Gabrilli foi convidada pela AME Jardins para realizar uma vistoria nos bairros.  João Maradei, diretor-executivo da entidade, e a vereadora constataram a péssima condição de  muitos passeios e juntos desenvolveram a cartilha. “Os Jardins têm todas as condições de promover uma adequação de suas calçadas e ser um exemplo em outras regiões, mas para que nossos passeios sejam acessíveis, contamos com a colaboração dos moradores e comerciantes da região”, conclui Marcos Arbaitman, presidente da entidade.

A cartilha está disponível no site da entidade em PDF para quem quiser ter acesso à informações. Recomendo a leitura!

Abaixo vídeo disponível no YouTube que explica a campanha:

  9 comments

  1. Vanda Araujo   •  

    Só qd temos uma pessoa dentro da nossa casa com mobilidade reduzida é que vemos a importãncia desses projetos.

  2. Elisa Prado   •     Author

    é Vanda… não deveria ser assim… a consciência devia ser geral! bjos

  3. Danielle Tavernard da Rocha Machado   •  

    Cara Elisa, bom falar com você. Também sou arquiteta e trabalho junto a promotoria de justiça de Habitação e Urbanismo do Ministério Público Federal de Rondônia. Estou muita interessada neste assunto pois acho um tema de grande importância urbana e principalmente social. Saber o quanto nós arquitetos e urbanistas somos responsáveis por esta mudança de conceito de acessibilidade me deixa orgulhosa, mas também apreensiva pois infelizmente vemos universidades e profissionais que não se atentaram ainda para isso e acabam contribuindo, com seus trabalhos, para a exclusão de pessoas.
    Fizemos recentemente um Folder com dicas práticas de como executar uma calçada regular e pretendemos lançar na Campanha Calçada Livre, juntamente com a Prefeitura, CREA/RO e IAB/RO. Agora estou procurando ver pessoas que tenham palestras sobre o assunto em questão para enfim lançarmos este Folder, será que você pode me ajudar. Caso queira posso encaminhá-la o Folder depois. Quero muito fazer parte desta mudança de conceito de calçadas também aqui na minha cidade e o seu trabalho e o da deputada Mara Gabrilli são ótimos exemplos e me enchem de esperança. Um abraço.

  4. Elisa Prado   •     Author

    Olá Danielle!
    você colocou um ponto muito importante. Que tipo de ensino em relação à acessibilidade estão tendo nossos futuros arquitetos?
    Na verdade é assunto para ser discutido desde cedo, na escola. Mas nada justifica que as faculdades ainda abordem muito pouco o assunto. Poucas são as que têm disciplinas específicas. E o assunto acaba dependendo do interesse individual de cada professor, sem comprometimento da faculdade.
    Estou à disposição para ajudar e gostaria de ver o folder sim!
    email: contato@elisaprado.com.br

  5. Alberto Wolle   •  

    Prezada Elisa, achei muito interessante este seu blog e a felicito por um trabalho tão bonito como estas fazendo. Entretanto gostaria de obter uma orientação quanto ao pavimento utilizado nas calçadas. Meu questionamento é se o bloco de concreto intertravado é adequado ou não para passeios principalmente no quesito cadeirante e texturas com os pisos guias e alertas? Grato e aguardo

  6. Elisa Prado   •     Author

    Oi Alberto!
    Obrigada pela visita e atenção com o meu trabalho!

    Quanto ao piso intertravado, ele está entre os três aprovados por lei para as calçadas de SP: concreto, ladrilho hidráulico e bloco intertravado.
    Porém tem muita gente que reclama da trepidação causada. E não recomendo para locais com topografia acentuada, pois acaba cedendo, por ser assentado em areia.
    A Prefeitura executa suas calçadas em concreto.
    Acho o intertravado bom para praças por permitir drenagem da água pluvial, justamente por ser assentado em areia.
    Abraços!

  7. NANCYBITONE   •  

    ELISA AMEI SUA ENTREVISTA GOSTARIA MUITO DE FAZER UMA CONTIGO TENHO Q FAZER UMA ENTREVISTA SOBRE ACESSIBILIDADE E ERGONOMIA TEM COMO?

  8. NANCYBITONE   •  

    ola tudo bem Elisa amei seu blog me ajudou muito com uns trabalhos da faculdade, gostaria de saber se poderia contar com vc fazer uma entrevista sobre ergonomia e acessibilidade sou aluna de arquiteta da faculdade anhanguera de são bernardo do campo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*