Brinquedo Acessível

Brinquedão do Parque do Ibirapuera

Nesse feriado foi lançado o primeiro brinquedo acessível do Parque do Ibirapuera, chamado de “Brinquedão”.

Ele agora faz parte do playground do parque para todas as crianças.

Estive lá dia 12/10, dia das crianças, para conhecê-lo e ver o evento que foi realizado pelo parque, Secretaria da Pessoa com Deficiência e Secretaria do Verde e Meio Ambiente, da Prefeitura de São Paulo.

O Brinquedão é muito bacana porque a ideia é que seja inclusivo e não exclusivo. Ou sejam, todas as crianças brincam nele, inclusive permite o acesso de crianças com cadeiras de rodas, andadores, muletas, além de ter atrativos sensoriais. Os pais também conseguem circular dentro do brinquedo para acompanhar seus filhos. Todos os acessos do brinquedo tem rampa de leve inclinação, além de piso tátil de alerta no inicio. Para brincar são vários tipos de trepa-trepa, tambores, xilofones, uma plataforma no lado externo que dá para aproximar a cadeira de rodas para brincar com jogos de tabuleiros, por exemplo, e outras brincadeiras que podem ser criadas pelas crianças. Em volta do Brinquedão um piso emborrachado, feito de materiais reciclados, protege contra o choque em caso de queda.

Crianças se divertem juntas no brinquedão

No dia estavam promovendo uma vivência para as crianças que não tem deficiência. Cadeiras de rodas e vendas estavam à disposição para que as crianças sentissem como é usar o brinquedo dessa forma. Boa iniciativa!

Criança vendada experimenta o brinquedão

Criança usa cadeira de rodas para andar no brinquedão

E para comemorar o dia da criança, também teve show de circo, com palhaço, malabarista e mágico, tudo acompanhado de intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), passando para o surdos tudo que era falado e áudio descrição, para passar aos cegos todo estímulo visual.

No início do espetáculo foi descrito todo o cenário do palco (cores, elementos, pessoas, etc.) o que acabou por revelar que o apresentador, em cadeira de rodas, era grisalho (coisa que não o deixou muito feliz, mas arrancou gargalhada criançada! hehehehe).

O apresentador e o público acompanha a explicação sobre o que é áudio descrição

show de mágica com áudio descrição e interpretação em Libras

Agora é esperar que essa ideia se espalhe pelos parques, escolas  e condomínios para promover a inclusão das crianças. Então é bom ajudar a espalhar: o Brinquedão foi criado pela LAO Engenharia, design totalmente brasileiro.

A mesma empresa produziu uma gangorra que pode ser usada por todas as crianças inclusive por aquelas que usam cadeira de rodas que fica no Parque Villa Lobos, também em São Paulo. Vocês podem saber mais sobre a gangorra aqui.

gangorra acessível do Parque Villa Lobos


Brinquedão do Parque do Ibirapuera

  4 comments

  1. Pingback: Tweets that mention Elisa Prado Arquitetura | Acessibilidade | Brinquedo Acessível -- Topsy.com

  2. Márcia   â€¢  

    É muito bom saber que algumas boas iniciativas sobre acessibilidade
    começam a despontar.

  3. Yara Hasegawa   â€¢  

    Boa tarde,
    sou arquiteta, trabalho em Goiânia e gostaria de saber qual é o fornecedor do “Brinquedão” do Parque Ibirapuera.
    Tenho a intenção de instalá-lo em um parque urbano em Goiás.
    Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*